14 de março de 2016

Aberje Award premia pesquisadores de universidades da Virginia e Georgia/EUA

A 8ª edição do International Aberje Award, premiação que reconhece trabalhos acadêmicos sobre a América Latina em nível global, concedeu o troféu ao estudo de pesquisadores da Virginia Commonwealth University (VCU) e da University of Georgia (UGA), apresentado na 19th Annual International Public Relations Research Conference, no último sábado, 5 de março, no Holiday Inn University of Miami, nos Estados Unidos.

O trabalho, entitulado “Dissecting the Root of Vaccine Misinformation on Pinterest: Examining Anti-Vaccine Organizations’ Conflict Strategies and Risk Communication” analisou 1.117 posts no Pinterest de cinco organizações que são contra o uso de vacinas. O objetivo foi compreender como funcionam as estratégias de comunicação dessas organizações em uma plataforma de fotos e vídeos, como é o Pinterest. Foi importante entender como esses grupos “anti-vacinas” se comunicam com o público em geral e como eles disseminam essas informações contrárias ao uso da vacinação.

Ao final, o estudo concluiu que a mensagem principal dessas organizações sugere que os pais não vacinem suas crianças, a fim de preservar a saúde delas. Porém, as informações passadas pelos posts não correspondiam em sua totalidade com o que a matéria completa dizia. Além disso, não havia opiniões médicas que sustentassem a afirmação dessas organizações.

 

Michael Cacciatore, Jeanine Guidry, Tato Carbonaro, Marcus Messner, Yan Jin, Caroline Orr na entrega do troféu International Aberje Award
Michael Cacciatore, Jeanine Guidry, Tato Carbonaro, Marcus Messner, Yan Jin, Caroline Orr na entrega do troféu International Aberje Award

 

  • COMPARTILHAR: