Programa de voluntariado da Alpargatas doa Centros de Inclusão Digital para cidades da Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais
Alpa Bem-Fazer chega à sua 12ª edição desenvolvendo 30 ações voluntárias em cidades com plantas operacionais da empresa
O Alpa Bem-Fazer, evento de voluntariado empresarial da Alpargatas, está chegando ao seu 12º ano de contribuição com o desenvolvimento das comunidades onde a empresa está inserida. Lideradas pelo Instituto Alpargatas, as ações deste ano vão contemplar a doação de 14 Centros de Inclusão Digital, equipados com computadores e todos os acessórios necessários para a sua funcionalidade, totalizando 169 máquinas. No município de Montes Claros, a iniciativa ainda inclui a distribuição de mais 20 computadores em 10 escolas locais.
O Alpa Bem-Fazer 2020 também realizará quatro reformas escolares, um bazar beneficente e um workshop para mulheres que sofreram violência, além de doações de cestas básicas, roupas, calçados, produtos de higiene e outros. Ao todo, serão 30 ações de voluntariado, que beneficiarão 13 cidades nos estados da Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Nos anos anteriores, os voluntários colaboraram com mão-de-obra na execução das reformas. Por conta da pandemia de Covid-19, nesta edição eles vão atuar de modo diferente, na captação dos recursos financeiros que serão revertidos aos projetos idealizados em cada cidade. “Desde o início, o Alpa Bem-Fazer sempre contou com o envolvimento dos funcionários. Dessa vez, tivemos que criar um formato adaptado ao momento atual. Não teremos um grande encontro presencial, mas a união de forças para realizar ações que transformam vidas”, afirma Berivaldo Araújo, diretor-executivo do Instituto Alpargatas.
No novo formato, os colaboradores das plantas operacionais da Alpargatas poderão contribuir para o Alpa Bem-Fazer 2020 adquirindo rifas, no valor de R$ 5,00, vendidas no comitê de cada unidade fabril até 07 de outubro. Os ganhadores das rifas receberão prêmios exclusivos, como tênis, mochilas e bolas de vôlei e futsal da Mizuno, e sandálias e toalhas da Havaianas. Todo o valor arrecadado será somado ao investimento do fundo privado da empresa e revertido ao desenvolvimento das ações. Os projetos não contam com apoio financeiro externo ou possuem qualquer vínculo político-partidário nos municípios beneficiados.
Já os colaboradores da Osklen, no Rio de Janeiro, apoiarão a biblioteca Laura de Vison, recém-inaugurada no Centro Provisório de Atendimento (CPA IV), um hotel social localizado no bairro carioca da Lapa que tem como meta a inserção do público LGBT+ na sociedade, através da empregabilidade. A Alpargatas também implementará um Centro de Inclusão Digital no local, com 10 computadores e equipamentos eletrônicos. Além disso, os voluntários do Rio de Janeiro poderão contribuir doando itens como livros e materiais de escritório para a biblioteca, assim como roupas, sapatos, bolsas e produtos de higiene pessoal para os moradores do CPA IV.
Destaques
- Painel de Cases do Prêmio Aberje antecipa tendências da comunicação corporativa
- Conectando dados: insights da quinta reunião do Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados
- CEOs discutem desafios da comunicação na liderança corporativa
- Belém recebe lideranças para discutir sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia
- Quinta reunião do Comitê de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora debate engajamento de colaboradores
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa A consolidação do projeto de integração entre Comunicação e RelGov