4º Fórum de Marketing Relacionado à Causa acontece dias 16 e 17 de setembro de forma online e gratuita
O evento é realizado pelo Instituto Ayrton Senna, CAUSE, ESPM e Ipsos com convidados nacionais e internacionais
Cada vez mais, consumidores esperam que as empresas sejam socialmente responsáveis e estejam à frente de transformações do país. Mas como aproximar causas e marcas? Qual o segredo da comunicação de causas? Quais os impactos os impactos da transformação proporcionada pela Covid-19? Esses e outros temas serão tratados no 4º Fórum de Marketing Relacional à Causa, uma realização do Instituto Ayrton Senna, CAUSE, ESPM e Instituto Ipsos. O evento, gratuito, será nos dias 16 e 17 de setembro e, pela primeira vez, de forma totalmente online. Grandes nomes do marketing, de importantes empresas e do terceiro setor estarão juntos debatendo ferramentas e estratégias para o relacionamento das empresas com a sociedade contemporânea.
O marketing relacionado à causa, movimento que engaja empresas, consumidores e organizações da sociedade civil em torno de ações que geram benefícios para toda a sociedade, é o tema central do fórum. Guiará diversas mesas redondas para fomentar ideais de engajamento empresarial e discutir projetos relacionados a atividade, principalmente no cenário atual de crise social desencadeada pela Covid-19.
O evento contará com a presença especial do norte-americano David Hessekiel, fundador e presidente do “Engage for Good”, principal congresso no mundo sobre engajamento de empresas em causas sociais. Junto a ele também estarão Anne Erhard, da Edelman; Nancy Stinson-Harris, da Fundação Arthritis; e Dan Goldenberg, da Activision Blizzard e Call of Duty Endowment.
Também participarão Estela Renner, diretora, roteirista e co-fundadora da Maria Farinha Filmes; Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta; Marcel Fukayama, diretor executivo do Sistema B; Fabiana Fragiacomo, head de Comunicação e Marketing do Instituto Ayrton Senna; Rodolfo Guttilla e Monica Gregori, ambos sócios da CAUSE; Priscilla Branco e Fernanda Silva, da área de Public Affairs da Ipsos; e Marcus Nakagawa, professor e coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS).
Além dos debates, serão apresentados resultados de uma pesquisa inédita feita pela Ipsos com um olhar sobre os impactos da transformação proporcionada pela atual pandemia.
“A crise da Covid-19 acelerou uma tendência cada vez mais evidente entre os consumidores, em que é preciso trabalhar propósito e visão de lucro e valor de forma muito alinhada. O marketing relacionado à causa aponta para um caminho onde não há mais espaço para estratégias e branding que não seja pela via da transparência”, afirma Fabiana Fragiacomo, head de Comunicação e Marketing do Instituto Ayrton Senna.
“Durante décadas, as empresas se comportaram como se os recursos planetários fossem infinitos. E, no Brasil, com a agravante de uma certa visão de mundo de “abundância”, construída a partir da segunda metade do século XX: mananciais inesgotáveis, vegetação abundante, veios minerais inexauríveis, e assim, por diante. Pois bem, a fatura chegou: empresas e cidadãos terão que rever seus modelos mentais se quiserem levar qualidade de vida para as gerações futura”, comenta Rodolfo Guttilla, sócio-fundador da CAUSE.
De acordo com Marcus Nakagawa, professor e coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS), o fórum é fundamental para a mudança de comportamento do ecossistema do branding e do marketing do país. “É uma verdadeira volta à busca da essência da criação e desenvolvimento das empresas. E uma grande oportunidade para ONGs e movimentos sociais e ambientais”, destaca.
“Em um ano marcado por tantas mudanças repentinas que impactaram nossas vidas e os negócios, fazer parte de uma rede que se propõe a pensar e repensar valores e atitudes é uma oportunidade única. Os cidadãos e consumidores vêm se transformando ao longo do tempo, e hoje há certamente muito mais demandas sobre os propósitos que diversos atores sociais têm. As empresas constituem um pilar fundamental nesse ecossistema e precisam, primeiro, entender as mudanças vindas da sociedade para, em seguida, incorporarem tais mudanças em seu DNA”, complementa Priscilla Branco, gerente de Public Affairs da Ipsos.
Inscrições gratuitas no link: https://www.forummarketingdecausa.com/
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