27 de agosto de 2020

Vivo lança 2ª temporada do Descomplicando a Tecnologia com conteúdo didático em seu canal no YouTube

A estudante de ciência da computação Nina da Hora estreia a 2ª temporada do Descomplicando a Tecnologia Online no canal oficial da Vivo no YouTube com dicas sobre armazenamento na nuvem e backup. (Créditos: Divulgação/Vivo)

 

Dando continuidade aos Workshops Descomplicando a Tecnologia Online, a Vivo anuncia a 2ª Temporada, que chega ao canal oficial da operadora no YouTube com novos vídeos apresentados pela estudante de ciência da computação Nina da Hora, que fará uma imersão mais a fundo no universo da tecnologia. Além de assuntos novos, o Descomplicando a Tecnologia Online – 2ª Temporada conta com a tradução para Libras, que caminha alinhada aos princípios de inclusão e diversidade da Vivo e os vídeos seguem com atualização quinzenal.

O primeiro episódio já está no ar e traz os detalhes, diferenças e como realizar o armazenamento de arquivos na nuvem e backup, liberando assim mais espaço no smartphone. E nesta terça-feira, 25/08, foi a estreia do episódio com o tema de segurança, ensinando sobre o uso de senhas e autenticação de dois fatores. Os próximos episódios serão sobre atualização de sistemas operacionais (estreia em 08/09) e antivírus e antimalware (em 22/09) sempre no canal da Vivo no YouTube.

Na primeira temporada, foram apresentados os conceitos básicos de tecnologia em 4 episódios e o Descomplicando a Tecnologia Online chegou à marca de quase 100 mil visualizações, que alcançaram a todas as faixas etárias a partir dos 18 anos de idade, sendo que 80% dos acessos foram feitos por meio de um smartphone e quase um quarto dos usuários eram adultos acima dos 55 anos. “Esses resultados são incríveis e refletem o que já percebíamos durante os workshops presenciais em lojas: queremos popularizar e ser protagonistas no processo de inclusão e alfabetização digital para o maior número de pessoas possível, seja por ferramentas presenciais ou virtuais. E agora a 2ª temporada passa a ser mais inclusiva a partir da inclusão de intérprete que fará a tradução dos conteúdos para Libras. Isso faz parte do DNA e propósito da Vivo, de Digitalizar para Aproximar”, comenta Gustavo Nóbrega, diretor de Canais da Vivo.

O vídeo que trouxe dicas sobre videochamada, o primeiro da 1ª temporada, foi responsável por 41% dos resultados, com mais de 30 mil visualizações. “Não por acaso, imaginávamos que este seria o vídeo mais visto, uma vez que a videochamada é uma ferramenta que está sendo fundamental no período de isolamento social em decorrência da pandemia, promovendo a conexão entre pessoas que estão distantes fisicamente, seja no ambiente familiar, escolar, profissional ou ainda entre pacientes que estão em isolamento nos hospitais e seus amigos e familiares em casa”, ressalta Nóbrega.

No Descomplicando a Tecnologia 1ª Temporada, além do vídeo sobre como aprender a fazer videochamadas pelos apps WhatsApp, FaceTime, Google Duo e Skype, os espectadores aprenderam sobre a instalação, funcionalidades, dos aplicativos utilizados para interação social WhatsApp, Facebook e Instagram, com dicas sobre como compartilhar localização, áudios e fotos; iniciar uma conversa e criar grupos; encontrar amigos, checar notificações, interagir com curtidas no Facebook e Instagram; interagir com stories e trocar mensagens entre outros.

Acontece na Vivo – O programa ‘Acontece na Vivo’ é uma iniciativa da operadora Vivo que teve início em maio de 2017 com o objetivo de garantir ainda mais experiências diferenciadas aos clientes e visitantes das lojas da operadora em todo o Brasil. O ‘Acontece na Vivo’ possui diversas frentes de atuação para reforçar a proposta de encantamento com workshops gratuitos, eventos realizados com empresas parceiras (fabricantes, programadoras, entre outras) e inauguração de novas lojas voltadas para experiência. Atualmente, as ações são para os públicos infantil, gamers, pais & filhos, amantes da tecnologia, arte e cultura, além dos idosos e pessoas surdas ou com algum grau de surdez. Desde o início do programa até fevereiro de 2020, foram realizadas 560 ações que atraíram mais de 43.200 clientes e não clientes em mais de 170 lojas da Vivo, em 69 cidades brasileiras.

Como parte do programa ‘Acontece na Vivo’, existe o workshop ‘Descomplicando a Tecnologia’, aplicado pelos Gurus da Vivo, consultores em tecnologia da operadora e trabalha, entre outros temas, os conceitos básicos de tecnologia, uso do smartphone/tablet até a orientação sobre o melhor uso de redes sociais, aplicativos, fotos e vídeos. Os workshops do ‘Descomplicando a Tecnologia’ acontecem durante todos os meses do ano e possuem duas vertentes: público acima de 60 anos e surdos, quando o curso conta com tradução para Libras e é livre para todas as faixas etárias. Somente pelo workshop ‘Descomplicando a Tecnologia’, mais de 8.770 turmas já foram realizadas, totalizando aproximadamente 16.400 participantes em todo o País.

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