Ibram e TikTok promovem campanha #MuseuSemFronteiras
Engana-se quem pensa que museu é coisa do passado. De olho no futuro e na diversidade do público presente no TikTok, principal destino para vídeos de formato curto no Brasil e no mundo, 12 instituições brasileiras participam de uma semana inteira dedicada a lives de museus na plataforma. Já realizada em países da Ásia e da Europa, por aqui a campanha #MuseuSemFronteiras acontece entre os dias 27 de julho e 2 de agosto, a partir de uma parceria inédita com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), associado da Aberje.
Os usuários do aplicativo poderão acompanhar os variados conteúdos preparados pelas instituições – que vão desde temas como racismo e higiene até um passeio noturno com música e poesia. A ideia é matar a saudade do passeio cultural, já que todos os museus seguem fechados devido à pandemia da Covid-19. Quem também quiser aderir à campanha poderá postar seus próprios vídeos com dados, curiosidades, memórias e experiências de suas visitas usando a hashtag #MuseuSemFronteiras.
“A parceria com o TikTok demonstra a força e o impacto cultural dos museus brasileiros e da cultura em geral. Esta parceria é uma iniciativa importante no sentido de potencializar a visibilidade dos museus, que são espaços de construção de memórias e de transformação social. Agradecemos, em nome do Ibram, o TikTok e toda equipe envolvida nesta ação. Agradecemos também aos museus participantes, que toparam esse desafio e que, não só representam cada instituição participante, mas como também os mais de 3,800 museus localizados nas cinco regiões do país”, conta Ana Lourdes Costa – Coordenadora de Promoção e Gestão da Imagem Institucional do Ibram.
Entre os participantes estão o Museu Regional de Caeté, o Museu Imperial, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, o Museu de Índia Vanuíre, o Muquifu, o Museu Casa de Portinari, o Museu Histórico Nacional, o Museu PUC/ RS, o Museu do Pão/ RS, o Museu da República, o Museu Felícia Leirner e o Museu do Ouro. Todas as lives serão exibidas nas páginas das próprias instituições no TikTok e terão entre 30 minutos e 1 hora de duração.
“A parceria com o Ibram reforça a vocação de Tiktok de ser um aplicativo que fornece aos usuários novas experiências por meio de um conteúdo diversificado, educativo e criativo. A campanha faz parte de um projeto global da plataforma para aproximar o público dos museus fechados durante a pandemia e já aconteceu em outros países”, finaliza o TikTok.
Destaques
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Conecta CI promove integração e inovação na Comunicação Interna
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática