03 de junho de 2020

Programa Avançado em Comunicação para a Sustentabilidade começa amanhã (dia 4)

O curso online de longa duração é dividido em módulos que podem ser adquiridos separadamente

Amanhã (dia 4 de junho), a Escola Aberje de Comunicação dá início ao primeiro módulo do Programa Avançado em Comunicação para a Sustentabilidade. Em formato online de longa duração (64 horas), o curso é dividido em quatro módulos e é destinado a profissionais que trabalham com sustentabilidade e sua comunicação. 

Módulo 1 – Integrando sustentabilidade à estratégia empresarial 

O primeiro módulo começa amanhã, dia 4, e ocorrerá sempre às quintas e sextas-feiras, das 8h30 às 10h30 – nos dias 4, 5, 18, 19, 25 e 26 de junho e 2 e 3 de julho, totalizando 16 horas. As aulas serão ministradas por Mariana Spignardi, formada em Liderança para a Sustentabilidade na Universidade de Harvard e por Giovana Barbosa de Souza, mestre em Direitos Humanos e Democratização pelo Centro de Direitos Humanos da Universidade de Padova, na Itália. 

Os tópicos abordados no módulo 1 serão: “Introdução ao Desenvolvimento Sustentável”, “Sustentabilidade empresarial: da mitigação de riscos à Agenda 2030″ e ‘Integrando a Agenda 2030 e os ODS’s na estratégia empresarial”. Uma ótima oportunidade que proporciona exemplos práticos do mercado e o conhecimento de técnicas de comunicação para a sustentabilidade, incluindo a produção de relatórios. 

Ainda é possível fazer a inscrição no site: https://www.aberje.com.br/comsustentabilidade/

Programação Completa

A programação completa conta com quatro módulos. São eles:

MÓDULO 1 – Integrando sustentabilidade à estratégia empresarial (16 horas)

Datas: 04, 05, 18, 19, 25 e 26 de junho e 02 e 03 de julho

Instrutoras: Mariana Spignardi e Giovana Barbosa de Souza

>> Introdução ao Desenvolvimento Sustentável <<

– Histórico e marcos relacionados à construção do conceito de desenvolvimento sustentável;
– Perspectiva mundial e brasileira sobre desenvolvimento sustentável, do século 19 aos dias de hoje;
– Cenário atual e perspectivas futuras.

>> Sustentabilidade empresarial: da mitigação de riscos à Agenda 2030 <<

– Desafios sócio-ambientais da atualidade;
– A Complexidade social e política de endereçar estes desafios e a correlação entre eles;
– Tendências de sustentabilidade;
– Agenda 2030.

>> Integrando a Agenda 2030 e os ODSs na estratégia empresarial <<

– Introdução aos marcos legais de direitos humanos, essenciais para a Implantação dos ODS nas empresas;
– Casos de implementação da Agenda 2030 em empresas.

MÓDULO 2 – Ampliando diálogos sobre a sustentabilidade: a comunicação com stakeholders (16 horas)

Datas: 09, 10, 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de julho

Instrutora: Natália De Campos Tamura

>> Redes de apoio e o voluntariado como instrumento de conexão <<
– Interface entre organizações e comunidade;
– Redes de Apoio locais – mapeamento, escuta ativa e ações conjuntas;
– Voluntariado Corporativo – potencialidades para além da filantropia.

>> Mediação de conflitos para o desenvolvimento de competências <<
– Mediação e gestão de conflitos;
– Gestão de crises ambientais;
– Facilitadores do processo de comunicação.

MÓDULO 3 – Sustentabilidade aplicada aos negócios: mapeando riscos e oportunidades (16 horas)

Datas: 06, 07, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de agosto

Instrutores: Danilo Gurdos, Patrícia Galante de Sá e Fábio Risério

>> Como acelerar negócios de impacto social no universo corporativo <<
– Mapeamento de riscos e oportunidades sustentáveis para produtos e serviços da empresa;
– Ferramentas de inovação para desenhar e redesenhar os negócios com o viés de impacto;
– Trazendo a estrutura de incubação e aceleração de negócios de impacto para dentro da empresa;
– Cases de negócios de impacto que nasceram ou ganharam escala em parceria com empresas consolidadas.

>> Branding e marcas com propósito e Criação de valor compartilhado <<
– Setor 2,5 e origem dos negócios sociais;
– Conceituação e contextualização em relação à questões relacionadas como negócio de impacto, negócio sustentável, negócio inclusivo e negócio de valor compartilhado;
– Branding ligado a causas e comunicação para marcas ativistas;
Oportunidades, riscos e fatores de sucesso/fracasso;
– Propósito e Posicionamento organizacional.

Módulo 4 – Indicadores e índices de sustentabilidade (16 horas)

Datas: 03, 04, 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de setembro

Instrutora: Karina Simão

>> Comunicação externa: Indicadores e relatórios de Sustentabilidade (GRI, ISE, DJSI, Guia Exame, Empresa B) <<
– Comunicação para a sustentabilidade, riscos e greenwashing;
– Matriz de materialidade;
– Indicadores de sustentabilidade (GRI, ISE, DJSI, Guia Exame, Empresa B, SASB);
– Relatórios corporativos (formatos, boas práticas, tendências, etc).

É possível adquirir o programa completo ou somente um módulo específico pelo site https://www.aberje.com.br/comsustentabilidade. Mais informações pelo e-mail cursos@aberje.com.br

  • COMPARTILHAR: