O (árduo) caminho para ser mais estratégico
Para alcançar esse objetivo, a comunicação deve abraçar as demandas diárias e usar o conhecimento adquirido com o acesso às várias áreas e pessoas da empresa
“It’s a long way to the top if you wanna rock ‘n’ roll” (AC/DC)
Desde sempre, ouço o mantra da “comunicação organizacional estratégica”. Ao mesmo tempo, convivo com o dilema de vários profissionais que precisam equilibrar os pratos das muitas demandas do dia a dia com uma atuação de mais impacto na empresa, com a necessidade de se provar como estratégico.
Quem já conquistou esse espaço em uma companhia, sabe que não é uma missão fácil. Assim como ensina a música do AC/DC, há um longo percurso até o topo se você quer o sucesso – ou, nesse caso, ser estratégico. Trata-se de uma escalada árdua até a área de comunicação ser ouvida pelo board.
Para chegar ao topo, é preciso partir de um ponto, de uma base. E, na área de comunicação, a base é o que mais fazemos no nosso dia a dia: conteúdos, peças, eventos, apresentações, relatórios e contato (muito contato!). É esse “arroz-com-feijão” que podemos usar a nosso favor.
Junte-se a isso outro importante ingrediente: o fato de os profissionais de comunicação terem acesso a diversas pessoas e áreas, abrindo uma porta enorme para mergulhar na realidade da empresa, conhecer com profundidade as dores e, assim, ajudar a organização a alcançar seus objetivos. E, então, ser estratégico.
É por meio desse trânsito livre, dessa troca constante de experiências e informações que abriremos caminho para aprimorar as nossas entregas e apresentar projetos mais sofisticados, que tragam resultados mais reconhecidos.
Estamos vivenciando uma oportunidade neste exato momento. Em tempos de covid-19, muitas empresas se voltaram para a área de comunicação e começaram a enxergá-la como “salvadora” (tema do meu artigo anterior “Área de comunicação é mais demandada na crise”). Precisamos, portanto, aproveitar essa oportunidade para ganhar mais terreno, com as armas do que produzimos diariamente, nos tornando – passo a passo – mais estratégicos.
Destaques
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Conecta CI promove integração e inovação na Comunicação Interna
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática