Aberje apoia iniciativa de organizações como o Pacto Global da ONU, para o lançamento do Covid Radar
Plataforma de ação visa minimizar os impactos gerados pela pandemia
A pandemia trouxe uma situação desafiadora e delicada para o mundo todo. Em tempos como estes, coordenação e troca de informações seguras são grandes aliados para enfrentá-la. Diante deste cenário, surge o Covid Radar, plataforma online que disponibiliza uma base de dados completa para contribuir no combate e enfrentamento à crise.
A iniciativa é resultado da união de empresas e organizações como a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, que atuam nos mais diversos setores da economia e trabalham conjuntamente para minimizar impactos gerados pela doença e contribuir para a retomada econômica brasileira. Este coletivo está dividido em três frentes: Painel Covid Radar, Conexão Covid Radar e Saúde Covid Radar.
No Painel Covid Radar, pode ser visualizada a base completa com os dados anonimizados e informações sobre a pandemia que estão sendo disponibilizados pelos parceiros da plataforma para desenvolvimento de modelos e pesquisa, índices, tendências, visualizações sobre diversos aspectos da pandemia.
Os usuários do Painel Covid Radar podem ser empresas, organizações acadêmicas, mídia e sociedade. A academia e os governos, por exemplo, podem visualizar a base de dados completa e simular diversas combinações. Com esses dados, é possível detalhar, por exemplo, por cidade e até por bairro como está o cenário e as movimentações, permitindo a adoção de medidas rápidas e assertivas nas mais diversas áreas atingidas.
O Conexão Covid Radar coloca em contato empresas que queiram fazer doações – de equipamentos ou de matéria-prima para produzir insumos de primeira necessidade e as principais demandas de suprimentos e EPIs – e instituições que precisam de ajuda, por meio de um Market Place, nos moldes dos sites de compra e venda de produtos. Estão cadastradas nele todas as Secretarias de Saúde do Brasil, mais de 5 mil, que solicitam desde equipamento de proteção individual (EPI) para os profissionais de saúde a ventiladores pulmonares.
Já o Saúde Covid Radar servirá de base para aplicativos de monitoramento de saúde e mobilidade, com a coleta diária de informação anonimizada sobre os cidadãos, principalmente sobre sintomas e monitoramento geolocalizado para estimar a expansão do vírus. A população poderá contribuir diariamente com informações, como sintomas, por exemplo, e ajudar a mapear e conter o avanço da doença no país.
Como principal entidade representativa da Comunicação Social no país, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) – que conta com uma rede de relacionamento de cerca de 700 organizações, entre empresas de comunicação, instituições e órgãos públicos – reforça a divulgação da iniciativa entre seus associados chamando a atenção para que se engajem de forma concreta nessa luta, que é de todos. “Fazemos questão de apoiar iniciativas grandiosas como esta, em que empresas se unem em prol de uma causa em comum. Este é nosso papel na sociedade”, ressalta o diretor-presidente da associação, Paulo Nassar.
“A união de todos nesse momento faz realmente a diferença. Empresas e organizações vão doar dinheiro, dados, EPIs, serviços, entre outros ativos importantes. É gratificante ver a parceria e o trabalho em equipe, que une todos em prol de um objetivo comum. Conseguimos reunir aqui, além do Pacto Global, organizações como Ethos, Cebds e Sistema B”, afirmou Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.
Conheça aqui a plataforma e seus apoiadores: http://covidradar.org.br/
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Em parceria com Pacto Global da ONU, Aberje realiza workshop Missão COP30 para comunicadores
- Conselhos Deliberativo, Consultivo e Fiscal da Aberje se reúnem em São Paulo
- Quarta reunião do Comitê Aberje de Mensuração reforça papel da liderança na estratégia de dados
- Quarta reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento ESG explora desafios e oportunidades da Comunicação Interna
- Mestrado Profissional em Comunicação e Cultura de Dados, parceria entre Aberje, FGV e Fundação Itaú, divulga lista de aprovados
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociaisMalu Weber Tempero brasileiro em churrasco alemãoLeila Gasparindo Radar Employer Branding: a marca empregadora sob a ótica da comunicação integradaCarina Almeida Paris 2024: Um novo pódio para a diversidadeElizeo Karkoski A comunicação interna para uma cultura alinhada à estratégia organizacional