12 recomendações da Global Alliance para uma comunicação responsável durante a Covid-19
Traduzido do comunicado no site da Global Alliance.
Dando continuidade às iniciativas empreendidas pela Global Alliance for Public Relations and Communication Management, iniciada com a mensagem enviada por nosso presidente, Justin Green, sobre seguir as recomendações da OMS e as informações oficiais para combater a Covid-19, os membros do conselho, representando 280 mil profissionais e acadêmicos de 126 países, decidiram cooperar mais uma vez para redigir 12 mensagens que devem orientar as comunicações sobre a pandemia.
O objetivo dessa iniciativa é lembrar os governos, empresas, organizações e indivíduos de que a maneira como gerenciamos a comunicação é fundamental para moldar o sentimento do público, ajudar a superar essa crise global e, ao mesmo tempo, estarmos pronta para um futuro melhor. De acordo com o primeiro dos 16 princípios éticos que consideramos universais e fundamentais para a prática de relações públicas e gestão da comunicação, “trabalhamos no interesse público”, o que significa que nossa responsabilidade vai além de nossas próprias organizações.
Estes são os 12 pontos que a GA considera relevantes para fazer uma comunicação responsável sobre o coronavírus e seu impacto na coexistência social, na economia e, em geral, em todas as relações humanas.
1. Antes de se comunicar, pense no impacto de sua mensagem além da sua organização.
2. Não esconda o impacto da pandemia. Seja realista em suas comunicações, baseado em fatos.
3. Use linguagem simples e direta para minimizar a dramatização da situação.
4. Inclua esperança no espírito das comunicações.
5. Espalhe bons exemplos e práticas.
6. Identifique e legitime as emoções das pessoas.
7. Priorize as mensagens vindas de fontes oficiais.
8. Evite compartilhar notícias falsas. Seja crítico com as fontes de informação.
9. Não encha as redes com mensagens.
10. Não gaste tempo criticando a comunicação pública. Tente cooperar com ela para que melhore.
11. Apoie o trabalho da mídia, fornecendo informações precisas no momento certo.
12. O bom humor é um antídoto para a crise, desde que não seja leviano.
A Aberje é associada da Global Alliance e participa como membro do board da instituição.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa