Jeep produz filme em comemoração ao Dia Mundial da Água
Desenvolver em seus colaboradores a responsabilidade sobre o uso consciente de recursos é uma das missões do time de sustentabilidade do Polo Jeep, em Pernambuco. Reconhecida pela eficiência em sua gestão hídrica, a planta mais moderna da Fiat Chrysler Automóveis no mundo faz um convite aos seus colaboradores e parceiros para levar essas práticas para além dos limites da fábrica. Assim, em comemoração ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, a Jeep apresentou o filme “O mar começa aqui”. A FCA é associada da Aberje.
“Quando você pensa em água, você pensa em vida”, diz o analista de compras do Polo Jeep Aurenilson Pardim. Mineiro, se mudou para o Nordeste ainda na fase de construção da planta. No novo endereço, ele e a família desenvolveram um novo hobby, a praia. “Nós viemos do Sudeste e lá a praia mais próxima é a 600km. E quando nós nos mudamos para cá, nos deparamos com essa imensidão do mar, vivendo bem próximo”, conta animado e orgulhoso de estar desenvolvendo nos filhos Moisés Eduardo, de 13 anos, e Késsia Priscila, de quatro anos, a consciência de não deixar lixo na praia e ir além, recolher o que encontrar pelo caminho. Pardim diz que olhar mais atento foi desenvolvido também através de ações que ele participa dentro da empresa.
Natália Andrade, analista de manufatura da Jeep e parte do time responsável pela gestão da Estação de Tratamento de Efluentes do Polo, destaca o trabalho feito no local. “Desde o início da fábrica, em 2015, até os dias atuais, a gente conseguiu reduzir 52% do consumo de água por veículo produzido, além de alcançarmos o índice de 99,4% da água do processo industrial”. E completa, “esse máximo reaproveitamento faz com que deixemos de captar a água de algum rio ou lençol freático. Isso é muito importante porque, ao utilizar menos recursos naturais, estamos preservando o meio ambiente”, explica. Em um mês, cerca de 28 mil metros cúbicos de água deixam de ser captados da rede pública de abastecimento, o equivalente a oito piscinas olímpicas ou ao consumo médio mensal de 8.484 pessoas.
O sucesso é resultado das ações de engajamento junto aos colaboradores que, por sua vez, desenvolvem projetos de melhoria contínua e ainda levam as novas práticas para a vida doméstica, aumentando o número de pessoas impactadas.
SUSTENTABILIDADE – Referência no Grupo FCA também em sustentabilidade, a planta Jeep foi a primeira do setor automotivo na América Latina a conquistar o certificado de Carbono Neutro, em 2017. Para reduzir as emissões, a planta adota uma série de medidas de eficiência energética. Em 2019, em comparação com 2016, a Jeep reduziu 51,55% o consumo de energia por veículo produzido, fechando o ano como a segunda planta mais eficiente do grupo no mundo.
A Jeep é também a primeira planta no Nordeste a ser Aterro Zero. Desde a inauguração, 100% dos resíduos gerados são enviados para a reciclagem e reutilização. Os resíduos são encaminhados para a Ilha Ecológica do Polo, onde acontece o gerenciamento de 13 mil toneladas mensais de resíduos.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?