Livro sobre tendências em comunicação organizacional discute narrativas rituais
O livro “Tendências em comunicação organizacional: temas emergentes no contexto das organizações”, organizada pelo Grupo de Pesquisa EstratO, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), traz 20 temas atuais que impactam o estudo da comunicação organizacional.
Paulo Nassar, professor titular da ECA-USP e diretor-presidente da Aberje, Luiz Alberto de Farias, professor livre-docente da ECA-USP, e Emiliana Pomarico, doutora em Comunicação pela ECA-USP e gerente da Escola Aberje de Comunicação, contribuem para a obra, com artigo intitulado “Narrativas rituais: uma aproximação entre comunicação e antropologia”. No texto, os autores tecem interfaces entre as áreas de Comunicação e Relações Públicas com a Antropologia, a Literatura e a História, com reflexões sobre mitos, rituais e narrativas. “Em tempos de obesidade informacional e fome de sentido e significado, a comunicação de uma organização, seja instituição ou empresa, adquiriu dimensão estratégica”, afirmam.
Outros temas abordados no livro são: influenciadores, whatsapp, big data, diversidade, acessibilidade, fake news e responsabilidade socioambiental. O prefácio da obra é de Ivone de Lourdes Oliveira, professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC-Minas.
O e-book pode ser acessado no site da UFSM, neste link.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa