Entra no ar o novo site da FCA para a imprensa no Brasil
A Fiat Chrysler Automóveis (FCA), associada da Aberje, inova mais uma vez ao incorporar uma moderna arquitetura ao seu site de imprensa, o www.fcapress.com.br. A nova página foi totalmente reformulada e tem interface mais amigável. O site foi lançado no começo dos anos 2000, pouco depois do início da operação comercial da internet no Brasil.
Nasceu como Fiat Press, mas, com a criação da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) em 2014, o portal da empresa para jornalistas incorporou também as outras marcas do grupo, como Jeep e Ram, e se tornou o FCA Press. Depois de alguns anos, chega a hora de uma nova mudança para permitir que o canal de comunicação seja ainda mais intuitivo, moderno e uma ferramenta que auxilie os jornalistas no dia a dia de seu trabalho, reunindo e disponibilizando todas as informações que necessitam, como press releases, fichas técnicas, fotos e vídeos, além de mais informações e dados corporativos e institucionais. “Fizemos uma ampla pesquisa para verificar com os próprios jornalistas quais eram as funções que mais utilizavam em portais para a imprensa, além de um benchmarking em páginas de jornais nacionais e internacionais, grandes players de outros setores, da indústria automotiva e, claro, da própria FCA em outras regiões do mundo. Assim, chegamos a um modelo do que seria mais prático, útil e de fácil navegação para dar todo o suporte para os jornalistas. Desenvolvemos um novo site totalmente reformulado que é mais simples, ágil e eficiente para auxiliar a imprensa que necessita de informações sobre nossa empresa e seus produtos”, afirma Fernão Silveira, diretor de Comunicação e Sustentabilidade da FCA para a América Latina.
O sistema de busca foi aprimorado e passou a ser redundante, ou seja, a localização pode ser feita por mais de um caminho para se chegar ao que se busca. Agora será possível encontrar informações sobre um modelo, por exemplo, pelo campo “O que você procura?” ou indo em “Marcas e Modelos”. A primeira forma de busca citada é avançada e, assim, os resultados são separados em press releases, fotos e vídeos em ordem cronológica (do mais recente para o mais antigo). Também são usadas tags para classificar os conteúdos e facilitar as buscas.
Vale destacar ainda que agora é possível selecionar vários arquivos de imagens ou todos para baixar de uma vez como arquivo zipado e ainda escolher a resolução (baixa, média ou alta). Outra novidade é que o jornalista pode compartilhar os press releases publicados pelo Facebook, e-mail ou gerar um link que pode ser enviado, por exemplo, por WhatsApp. Nessa nova versão do FCA Press também há mais uma opção para facilitar o entendimento de conteúdos disponíveis: quando se vê a lista de press releases ao longo da tela, ao lado direito existem Ícones que mostram o tipo de conteúdo disponível: fotos, vídeos ou outros documentos, como fichas técnicas dos modelos.
A parte institucional – “Corporativo” – foi totalmente atualizada e agora conta com fotos de todos os executivos da companhia. Além disso, traz informações e imagens sobre a empresa, suas plantas fabris do Brasil (em Betim/MG, Goiana/PE e Campo Largo/PR) e sobre os temas Design, Desenvolvimento, Transformação Digital e Sustentabilidade.
Também é possível encontrar press releases, fotos, fichas técnicas e vídeos de todos os veículos das marcas da FCA na aba “Marcas e Modelos”. Estão lá ainda as informações e imagens dos carros que já saíram de linha, mas fazem parte da história da companhia. Basta acessar “Modelos Históricos” e então escolher a marca desejada.
O novo FCA Press foi criado pela DTI, desenvolvedora de softwares focada em soluções específicas para cada modelo de negócio a partir da cultura ágil e design thinking. O projeto durou 7 meses. A empresa já é fornecedora da FCA há cerca de dois anos em outros projetos, como o Fiat Live On.
Destaques
- Painel de Cases do Prêmio Aberje antecipa tendências da comunicação corporativa
- Conectando dados: insights da quinta reunião do Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados
- CEOs discutem desafios da comunicação na liderança corporativa
- Belém recebe lideranças para discutir sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia
- Quinta reunião do Comitê de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora debate engajamento de colaboradores
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa A consolidação do projeto de integração entre Comunicação e RelGov