Renault inaugura Renault Lab na UFPR
A Renault, associado da Aberje, inaugurou mais uma unidade do Renault LAB. O ambiente é voltado ao desenvolvimento de projetos e pesquisas com foco em temas como empreendedorismo e desenvolvimento de startups, e está localizado no Hub de Inovação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no campus Politécnico, em Curitiba.
O espaço é colaborativo e pode ser utilizado pela comunidade acadêmica, empresas e profissionais. “Com a inauguração do Renault LAB em uma universidade pública, buscamos continuar expandindo cada vez mais o espírito de inovação e tecnologia nos ambientes acadêmicos”, comenta Antonio Fleischmann, vice-presidente de engenharia da Renault para a região Américas.
O LAB é o quinto espaço de inovação inaugurado pela Renault do Brasil este ano, e passa a fazer parte do ecossistema de inovação da marca, que já conta com: Renault LAB no Cubo Itaú, em São Paulo, Renault LAB no Sistema FIEP, na Universidade Positivo e na FAE, em Curitiba, Creative LAB no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, e America Digital Hub, em São Paulo.
A criação do Hub de Inovação da UFPR também contou com o apoio da startup Tecza, desenvolvida após um período de incubação dentro da universidade, que auxiliou na construção do espaço. Também participaram da inauguração o professor Carlos Yamamoto, diretor da Agência de Inovação da UFPR e de Cleverson Cunha, coordenador de ambientes de inovação e empreendedorismo da Agência de Inovação. “O Hub é o resultado de um trabalho de aproximação dos alunos e os pesquisadores da UFPR com as empresas empreendedoras. A inovação e o empreendedorismo podem ser melhor estimuladas com esse contato bem próximo. Acreditamos que a demanda que vem dos alunos impulsiona mais o empreendedorismo na universidade porque, em primeiro lugar, sem o entusiasmo do público jovem a inovação anda num ritmo mais acadêmico. Neste sentido a Renault é pioneira na iniciativa e certamente muitos bons projetos vão nascer no Hub”, afirma Carlos.
“Nossa principal missão com o Hub é fomentar o empreendedorismo e a inovação. A aproximação com a Renault nos permitirá desenvolver melhor nossos alunos, gerando conhecimentos que também podem ser aproveitados pela organização”, reforça Cleverson.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país