05 de dezembro de 2019

Retratos da Terra da Elo3 viaja pelo Brasil e oferece arte e protagonismo juvenil

O projeto Retratos da Terra foi idealizado em 2014 com o nome Olhar da Comunidade e surgiu do entendimento da Elo3, consultoria associada da Aberje, sobre a importância de se conhecer o lugar em que vivemos para preservá-lo ou modificá-lo, além de reconhecer a fotografia como uma forma democrática de arte, para que as pessoas, principalmente jovens, possam se expressar. Com a evolução do projeto, passou a ser denominado A Cidade Através da Lente, projeto que ainda existe, e finalmente a denominação Retratos da Terra, a partir de 2018.

Tudo começa quando um grupo de jovens recebe formação em linguagem fotográfica e técnicas de fotografia, além disso, participa de conversas e reflexões sobre a arte e sobre questões latentes da sociedade. O objetivo final é realizar uma exposição e editar um catálogo retratando a comunidade, cultura e costumes dos envolvidos. Retratos da Terra busca, além de ressaltar a arte e a fotografia como forma de expressão, despertar nos participantes uma consciência cidadã e estimular o protagonismo e a autoestima, que são fundamentais para o empoderamento dos jovens. “Retratos da Terra é mais do que uma junção de belas fotos, trata-se do resultado de uma sensível reflexão sobre a vida e a comunidade, é um olhar crítico que permitirá a reflexão e a mudança que tanto queremos no mundo”, destaca Soraya Galgane, diretora da Elo3, empresa idealizadora e produtora do projeto.

As exposições são sempre muito bem visitadas por onde acontecem: ao longo desses 06 anos, nas 35 cidades visitadas em todas as regiões brasileiras, foram contabilizados mais de 400 mil visitantes, fato que também comprova a contribuição do projeto à democratização do acesso a arte e cultura. Em termos de legado para a sociedade, pode-se contabilizar desde a ampliação do campo simbólico do público atingido, passando pela produção de um material rico em imagens de importância turística, econômica e socioambiental, até a formação profissional, já que diversos jovens que participaram do projeto optaram por seguir carreira de fotógrafos jornalísticos e de eventos.

Retratos da Terra é um projeto viabilizado com recursos obtidos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e PROAC e, com suas diferentes denominações, já contou com patrocínio dos associados da Aberje Usiminas, Biosev e Novelis, e também de Nestlé, Rabobank, Monsanto e Alcoa.

  • COMPARTILHAR: