Livro ‘101 dias com ações mais sustentáveis’, de Marcus Nakagawa, ganha Prêmio Jabuti 2019
A maior premiação literária do Brasil, o Prêmio Jabuti, que está na 61ª edição, divulgou o resultado de suas 19 categorias. O livro “101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo”, escrito pelo professor de graduação e MBA da ESPM e especialista em sustentabilidade, Marcus Nakagawa, foi ganhador da categoria “Economia Criativa”. Esta edição recebeu mais de 2,1 mil inscrições.
Na obra, Marcus lista ações que podem ser praticadas por todos que tenham interesse em começar algum movimento sustentável em casa, na empresa, ou na escola. “Esse livro tem um valor muito especial para mim e considero todo reconhecimento e repercussão em torno dele como algo grandioso ainda mais por poder contribuir com as pessoas e com o nosso meio ambiente que tem enfrentado tempos difíceis. Estar entre os finalistas deste prêmio tão importante da literatura brasileira é uma honra”, ressalta.
Marcus Nakagawa é professor da ESPM, instituição associada da Aberje; coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS); idealizador e conselheiro da Abraps; e palestrante sobre sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida. Autor dos livros: 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo e Marketing para Ambientes Disruptivos.
Segundo o autor, a ideia de escrever a obra surgiu a partir de questionamentos que sempre lhe são feitos sobre como colocar a sustentabilidade em prática. “Comecei a listar várias ações que podem ser praticadas por todo cidadão e quando percebi já tinha 101 atividades listadas. Desde ações simples como apagar a luz ao sair de um ambiente, passando por ações de descarte correto, até energia solar e compostagem”, explica Nakagawa.
O livro está dividido em ações, cada capítulo traz uma ação que pode ser implantada no dia a dia. Dessa forma, o leitor percebe que tornar-se sustentável é simples, basta mudar hábitos e com algumas adaptações é possível melhorar o Planeta.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa