Criatividade traz oportunidade de mudanças de percepções e novas experiências na área de Comunicação
No último dia 17, foi comemorado o Dia da Criatividade, competência muito importante em diversas profissões, principalmente as que estão diretamente ligadas à área de Comunicação.
Quando se pensa especificamente em ações de Comunicação Interna e Endomarketing vêm à mente ferramentas como intranet, mural, entre outras opções mais comumente utilizadas pelas organizações. Se a ideia é ser mais eficiente e conquistar objetivos ligados aos colaboradores, é preciso se cada vez mais original. Como ressalta a Coordenadora de Criação da P3K Comunicação – agência associada da Aberje, Andressa Lima: “é sempre possível fugir do óbvio, levando em consideração os prazos e orçamento do cliente, e buscando a superação dentro dos desafios do dia a dia. Sabemos que para não cair na mesmice é preciso inovar, e é aí que entra a estratégia em combinação com as ferramentas que temos nas mãos. Até mesmo dentro dessas peças é possível inovar”.
No entanto, antes de pensar em meios ‘mirabolantes’ Andressa fala sobre a importância de se pensar na combinação entre ferramenta e estratégia para que a campanha seja assertiva. ‘Intranet, mural e e-mail marketing, por exemplo, são ferramentas consolidadas e podem ser ótimos canais para transmitir uma mensagem.’ Um exemplo de criatividade em meios convencionais foi a proposta de Outubro Rosa que a P3K Comunicação desenvolveu para a BRK Ambiental, também uma empresa associada da Aberje. “O que é era uma campanha sazonal, já que acontece todos os anos, se tornou um case de sucesso, com um exemplo de inovação incremental: transformamos o cartaz em uma peça interativa que promovia o autoexame”, explica.
Andressa também ressalta que, como agência especializada em Comunicação Estratégica Interna e Endomarketing, uma das grandes buscas da P3K é abrir novos caminhos. “Em alguns casos já conseguimos produzir séries em vídeos no estilo Netflix, gifs, totens no estilo cinema, games corporativos e elaborar ambientes totalmente personalizados”, salienta.
Outro exemplo de projeto desenvolvido que reforça essa ideia é o case da Adidas denominado ‘Crença Central’. Como empresa do mercado esportivo, a crença central da empresa de materiais esportivos é que “através do esporte, temos o poder de mudar vidas”, e para que todos os colaboradores vivessem isso foram desenvolvidas dinâmicas que davam espaço para eles mostrarem e sentirem o poder transformador do esporte para as pessoas. Os participantes selecionados, por meio do engajamento nas ações, tiveram a oportunidade de gravar um vídeo profissional contando a sua história e se tornaram embaixadores da crença central ao longo da campanha. Ao final, foram 6 histórias contadas em formato de microssérie.
Uma boa comunicação interna depende de um conjunto de ações que tenham como objetivo transmitir com facilidade mensagens relevantes dentro da empresa, sendo fundamental no engajamento dos colaboradores e no alinhamento de discursos dentro da organização. Portanto, a criatividade, alinhada a uma ferramenta e estratégia corretas é item primordial para o sucesso da peça. “A criatividade é um dos nossos valores e vivemos ela todos os dias nos nossos projetos. Essa é a chave para tornar os trabalhos significativos e estratégicos. Acreditamos que devemos percorrer caminhos alternativos para alcançar as expectativas do cliente”, finaliza Andressa.
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