04 de novembro de 2019

Aberje Thinks envia em outubro conteúdos sobre comunicação do agronegócio, monitor América do Norte, jornalismo científico e fake news

Associados da Aberje já estão acostumados a receber, toda semana por e-mail, materiais para colaborar com a melhor tomada de decisão em ações estratégicas, informativas e relacionais: são relatórios de pesquisa, e-books, súmulas informativas e/ou infográficos do projeto Aberje Thinks.

O slogan “Você lê, pensa e realiza” tem a intenção de firmar o aspecto inspiracional do projeto, mas também pragmático e de total aplicabilidade cotidiana colocando cada profissional como protagonista das suas escolhas e implementações.

O mês de outubro começou com a pesquisa da própria Aberje “A Comunicação do Agronegócio no Brasil”. O documento busca trazer um panorama da estrutura de comunicação deste setor de negócio, com o nível hierárquico, reporte, tamanho da equipe, principais processos de atuação abrangidos pela equipe interna e por contratação de fornecedores, modelo de gestão em comunicação e motivos de contratação de terceiros, também quais são os canais mais utilizados para atingir e dialogar com públicos estratégicos, a percepção do papel estratégico da área pelo board, os maiores desafios nos próximos anos, principais processos de comunicação que devem apresentar crescimento de relevância e investimento, o uso de inovações tecnológicas nos trabalhos e quais as necessidades de desenvolvimento profissional.

Na sequência, foram os resultados do North American Communication Monitor, estudo realizado pelo The Plank Center for Leadership in Public Relations para examinar o estado das relações públicas no Canadá e nos EUA. Foram entrevistados 1.020 profissionais de comunicação e foi identificado que construir e manter a confiança é a questão mais crucial em seus trabalhos.

Depois, veio o material da Superintendência de Comunicação Social da Universidade de São Paulo: o Guia “De cientista para jornalista – noções de comunicação com a mídia”, de autoria das jornalistas Luiza Caires e Aline Naoe. São oferecidas orientações práticas sobre ações de difusão da ciência que ajudam a população a tomar decisões na vida diária de maneira mais bem informada, melhorando a qualidade de vida.

Então, foi a vez do “Fjord Trends 2019” da Accenture Interactive, um exame essencial do que as pessoas querem e valorizam está introduzindo uma nova norma de design que coloca o valor humano de volta ao centro da inovação. De acordo com o relatório, anos de investimento organizacional em inovação deixaram os clientes se sentindo inundados e atarefados, sobrecarregando as exigências de nosso tempo e atenção.

Os envios finalizaram com o e-book “Big Data e Fake News”. A tradicional relação entre a sociedade e a notícia se transformou, especialmente com a web 2.0, que levou a todos a possibilidade de construir os seus próprios espaços midiáticos e disponibilizar conteúdos. Entretanto, para uma parte da sociedade, acostumada a reconhecer como verdadeiro o que era publicado “nos meios” sem um olhar crítico, isso causou confusão e possibilitou o agravamento de algo que sempre existiu: a notícia mentirosa, agora rebatizada de Fake News, tema de “Big Data e Fake News na sociedade do (des)conhecimento”. Coordenado por Pollyana Ferrari, Carlos Toural e Gabriela Coronel, conta com prefácio de Francisco Belda e capítulo especial de Paul Levinson.

Todos os materiais têm acesso direto, não havendo nenhum tipo de solicitação prévia de dados pessoais ou corporativos. Para quem recebe, basta estar cadastrado no sistema online da entidade. Se sua organização tiver algum material interessante e que possa ser compartilhado, ou então algum colega quiser integrar a lista de destinatários dos materiais semanais, entre em contato pelo 11-5627-9090 ramal 810 ou pelo rodrigo@aberje.com.br para mais detalhes e informações.

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