Para Andrew Greenlees, é preciso diferenciar dados da realidade do que é efeito de robôs ou fake news
Por Eduardo Maretti
O primeiro módulo do Programa Avançado de Comunicação Pública, “Novos olhares, novas práticas”, que aconteceu no sábado, 3 de agosto, promovido por meio de parceria entre Aberje e ABCPública (Associação Brasileira de Comunicação Pública), contou com a palestra de Andrew Greenlees, sócio fundador da FLAG Public Affair, para debater sobre o tema “Desafios da comunicação pública e o cotidiano dos profissionais”.
Para Greenlees, a maneira de lidar com as redes sociais passa por um caminho conhecido. “Com planejamento, no sentido de uma visão analítica e crítica, que vem da mídia tradicional, da comunicação tradicional. O que fazemos há anos na velha assessoria de imprensa, por exemplo, ainda tem uma aplicação importante na arena digital.”
Além do planejamento, é fundamental “não entrar em pânico” diante da capacidade de as mídias sociais disseminarem informações que muitas vezes parecem ter uma dimensão que, na realidade, não têm. “Por exemplo, você entra no Twitter às 5 horas da manhã, vê um tuíte de alguém conhecido, da família, sobre um buraco na rua. Num primeiro momento, parece uma crise, mas se você coloca em perspectiva, vai lembrar que tem buraco naquela rua, mas também em muitas outras.”
De um ponto de vista estrutural, avalia Greenlees, é preciso lutar todos os dias para que a comunicação seja um elemento estratégico da administração pública ou privada. Em outras palavras, ela deveria fazer parte de todo o processo de planejamento.
“Precisamos comprar essa briga, mostrando que um dos pilares da gestão democrática é a comunicação eficiente, transparente, que leve aos públicos os esclarecimentos e as informações. Comunicação é uma construção diária.” O sócio fundador da FLAG Public Affair recomenda também o trabalho permanente para ter instrumentos, profissionais e métodos para avaliar sistematicamente o que de fato importa nas redes sociais, o que são dados da realidade e o que é efeito de robôs ou fake news.
O próximo módulo do Programa Avançado de Comunicação Pública – módulo 2: Estratégia e Planejamento em Comunicação – acontece no próximo sábado, 21 de setembro, com os Instrutores: Cláudia Lemos e Bob Vieira da Costa.
Confira a programação completa: Programa Avançado de Comunicação Pública
*Parte 4 de 4. Confira a cobertura completa:
Parte 1: Desafios da comunicação pública e o cotidiano dos profissionais foram temas de curso Aberje e ABCPública
Parte 2:Para Janine Ribeiro, uma propaganda governamental pode ser um exemplo de como “empoderar” ou não os cidadãos
Parte 3: Curso Aberje e ABCPública debate censura e patrimonialismo na gênese da comunicação pública no Brasil
Parte 4:Para Andrew Greenlees, é preciso diferenciar dados da realidade do que é efeito de robôs ou fake news
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país