AFP soma quinto país à sua operação de fact-checking na América Latina
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/29516/afp-470x300.png)
A parceria entre a Agence France-Presse (AFP), associada da Aberje, e o Facebook, para verificação de notícias compartilhadas na rede social, se expande para o Uruguai. O país passa a ser o quinto país na América Latina com equipes da agência integralmente dedicadas ao fact-checking. Assim a AFP reforça sua rede de checadores no mundo, hoje presentes em mais de 20 países, entre eles, Argentina, Brasil, Colômbia e México.
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2019/07/afp.png)
Os artigos verificados ficam disponíveis para o público dentro do blog Checamos, dedicado à apuração de informações compartilhadas na rede. O processo de checagem permanece o mesmo, com total independência da AFP na seleção dos temas a serem examinados.
Baseada em Montevidéu, a nova equipe trabalhará ao lado de experientes jornalistas da AFP, com foco nas notícias veiculadas no Uruguai, principalmente durante a campanha eleitoral. O acordo inclui a verificação de discursos, assim como fotos e vídeos relacionados às eleições presidenciais de outubro.
A parceria com o Facebook é uma das diversas iniciativas da AFP contra as fake news mundo afora, que reforçam a credibilidade da agência nesse novo formato jornalístico:
· Participação nas redes CrossCheck, um projeto de jornalismo colaborativo iniciado durante as eleições presidenciais francesas de 2017, Comprova, durante as eleições presidenciais brasileiras de 2018, e Reverso, durante a campanha eleitoral argentina;
· Reconhecimento da IFCN (International Fact-Checking Network), que integrou a AFP aos 65 veículos de notícias comprometidos com seu Código de Princípios;
· Associação à Journalism Trust Initiative, criada pela organização Repórteres sem Fronteiras (RSF);
· Colaboração com a Africa Check, ONG internacionalmente reconhecida por seu trabalho de verificação de notícias na África;
· Publicação de artigos com verificação de fatos.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires