04 de julho de 2019

Banco Votorantim é o mais novo associado da Aberje

A sexta maior instituição financeira privada do país em ativos, de acordo com o ranking do Banco Central, agora torna-se associada da Aberje. É o Banco Votorantim, que tem uma trajetória da cultura de tradição e de inovação da Votorantim S.A. –  um dos maiores conglomerados industriais do mundo; e a solidez de uma das maiores instituições financeiras de toda a América Latina, o Banco do Brasil.

A empresa começou sua jornada em 1988 como uma distribuidora de valores mobiliários e passou a operar como um banco múltiplo de capital fechado três anos depois. Mais tarde, em 2009, o Banco do Brasil adquiriu 49,99% do capital votante e 50% do capital social total da organização.

Com sede em São Paulo, está presente em todo o território brasileiro. Em mais de 30 anos de trajetória, conta com um diversificado portfolio de negócios nos segmentos de Corporate e Investment Banking, Asset Management, Private Bank e Varejo. Em dezembro de 2018, fechou o ano com cerca de 4 mil colaboradores.

 

 

COMUNICAÇÃO – Com uma cultura que se pretende simples e ágil, lançou novas plataformas digitais e fez parcerias com fintechs, trazendo novos olhares para a constante transformação digital. O entendimento é que a cultura deve ser flexível o suficiente para ajudar a mudar sempre que isto for necessário. “A comunicação corporativa é uma das principais propulsoras da cultura de uma empresa e pode contribuir de forma muito estratégica para conduzir as equipes e o negócio em direção aos objetivos da organização. É sua função impulsionar o alinhamento das mensagens-chave e o fluxo de comunicação interno e externo, criando conexões de forma simples, ágil e transparente”, diz Vanessa Cabral, Gerente Executiva de Cultura, Desenvolvimento Organizacional e Comunicação Interna.

Hoje a área de Comunicação Interna atua dentro da estrutura de Recursos Humanos e tem a missão de conectar todos os colaboradores por meio de informações ágeis, simples e atraentes, alinhadas aos objetivos estratégicos do Banco Votorantim, e assim gerar valor para o negócio.

A comunicação institucional recorre a uma variada gama de canais na hora de falar com os profissionais. Cada um deles é mais adequado a um tipo de assunto ou momento da organização. Um meio que tem sido bastante utilizado no dia a dia é o Yammer, rede social lançada em 2018 para trazer mais agilidade e autonomia à comunicação. Nela, além de serem postadas as novidades da companhia, as pessoas podem formar grupos para debater temas específicos, curtir e compartilhar publicações e conversar entre si. É uma interação muito mais dinâmica e alinhada à nossa nova cultura, com direito a vídeos, imagens e até gifs. E a vantagem é que os colaboradores podem baixar o aplicativo no celular e ter todas as informações na palma da mão.

Os assuntos mais estratégicos, por sua vez, são transmitidos também em um formato Face a Face pelos gestores, pontos valiosos de disseminação de informações para os colaboradores. A liderança é estimulada a falar com suas equipes sobre tudo o que é importante na companhia: resultados, estratégia e desafios. Para Vanessa, essa troca constante é fundamental, inclusive, para manter o alinhamento e estabelecer uma relação de confiança entre as duas partes.

E há outros canais, com finalidades específicas:

– E-mail: usado para campanhas de maior impacto e que precisem de engajamento dos colaboradores e para divulgar temas como reestruturação de diretoria e demais mudanças organizacionais;

– Intranet: alguns dos comunicados, enviados por e-mail, direcionam para uma página na Intranet com informações mais detalhadas sobre o tema. Além disso, as vitrines (banner na home) ajudam a divulgar as campanhas.

– Canal Direto: newsletter semanal com assuntos mais operacionais, para conhecimento;

– Lousas: espalhadas por todos os andares da matriz, são usadas para reforçar campanhas de grande impacto. São atualizadas a cada dois meses, em média.

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