13 de junho de 2019

Suzano traz programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) para Imperatriz

Suzano, associada da Aberje, está trazendo para Imperatriz o programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE). A iniciativa, que tem parceria com o Instituto Votorantim, tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde a empresa atua por meio da mobilização social das comunidades e do apoio à qualificação das práticas de gestão educacional.

Parceira entre Suzano, Instituto Votorantim e Secretaria Municipal de Educação, Semed, o PVE já completa 10 anos de atuação e tem contribuição comprovada no munícipios em que está presente. As análises apontam uma evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 31% para o Ensino Fundamental I e 52% para o Ensino Fundamental II, além de desenvolver competências profissionais que favorecem a eficiência de gestores educacionais e escolares.

Em Imperatriz, ao longo deste ano o programa promoverá quatro ciclos de formação. Durante essas etapas acontecerão capacitações, presenciais e à distância, com os técnicos da Secretaria de Educação e os Diretores e Coordenadores Pedagógicos da rede municipal. Além disso, será realizada mobilização junto às lideranças sociais e a comunidade em prol da educação. Durante todo o processo, o município será acompanhando por um formador especialista na área.

 

 

A Suzano possibilitou a viabilização da oportunidade de inclusão do município de Imperatriz para realização do PVE. O objetivo na cidade é fomentar a evolução no aprendizado dos alunos, acelerar a qualidade da educação e fortalecer diálogo com as comunidades.  “A qualidade da educação pública é um desafio para o desenvolvimento do País. Por meio dessas parcerias conseguimos nos fortalecer para contribuir efetivamente com esse processo”, afirma Ana Paula Pulito, coordenadora de Sustentabilidade da Suzano, no Maranhão.

O PVE é um importante aliado para a educação municipal, com envolvimento de diretores de escolas, secretarias municipais de educação e os alunos. A formação do programa fomenta o desenvolvimento de competências para essas pessoas e para mobilização social em prol da educação, resultando na melhoria da aprendizagem dos alunos. O trabalho é desenvolvido de forma direta com duas frentes de gestão, sendo uma com a Secretaria de Educação e Gestores Escolares, e a frente de Mobilização Social, com lideranças comunitárias e com jovens.

Em 2018, o PVE esteve presente em 104 cidades, de 17 estados brasileiros, e gerou benefícios para 360 mil alunos de 1.130 escolas, além de mobilizar 162 mil pessoas.  As atividades envolveram 773 técnicos de Secretarias de Educação e capacitação de 2.131 diretores e coordenadores pedagógicos.

  • COMPARTILHAR: