Accor celebra a diversidade e combate à LGBTfobia em São Paulo
A Accor, associada da Aberje, realizou em sua sede em São Paulo um evento em comemoração ao Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia, celebrado em 17 de maio. O encontro reuniu lideranças LGBTI+, executivos de várias empresas e instituições de diversidade, convidados, além da participação da Drag Queen Tchaka. Patrick Mendes, CEO Accor América do Sul, também participou do evento, ao lado do consultor de diversidade e especialista nos temas inclusão, gênero e sexualidade, Ricardo Sales.
O encontro foi formado por dois painéis de discussão, sendo o primeiro deles sobre a inclusão do público LGBTI+ no mercado de trabalho. Os convidados para debaterem sobre o tema foram a primeira executiva trans do Brasil, Danielle Torres, e o ativista LGBT João Silvério Trevisan, um dos pioneiros do movimento LGBT no Brasil. A conversa foi mediada por Ricardo Sales.
O segundo painel, intermediado pelo Raul Almeida, embaixador LGBTI da Accor, teve como painelistas Juliana Bueno, gerente do hotel Belas Artes São Paulo by Accor, o blogueiro Rafael Leick e o coordenador de Turismo LGBTQ Brasil na International Gay and Lesbian Association, Clovis Casemiro. O grupo discutiu o tema “Como o público LGBTI+ impulsiona o turismo e como este está se preparando para esta demanda”. Hoje, o viajante LGBT movimenta mais de US$ 220 bilhões em turismo no mundo anualmente e a hotelaria deve estar preparada para acolher esse público.
O CEO Accor América do Sul, Patrick Mendes, afirmou que a diversidade contribui para que a empresa ofereça experiências melhores aos seus clientes. “Fiz questão de estar aqui e demonstrar que o mundo corporativo, do qual eu sou parte, deseja ser protagonista deste movimento antiviolência e da promoção da diversidade. Empresas em que a diversidade é reconhecida têm colaboradores mais engajados. Ter pessoas com opiniões e opções diferentes, pessoas genuínas, cada um com sua singularidade, melhora a experiência de nossos clientes”, completou Patrick. “Tanto em nossos hotéis como na sede, promovemos e incentivamos a presença de todos os representantes da sociedade, pois somos uma empresa aberta e diversa e refletimos o nosso público. Por isso, nos empenhamos, ao lado dos representantes do público LGBTI+, em promover a inclusão de todos os gêneros na sociedade e também esclarecer tantas dúvidas que às vezes são o embrião da discriminação. O encontro de hoje foi ótimo como oportunidade de combate ao preconceito e como fonte de esclarecimento da sociedade e valorização do público LGBTI+”, afirma Antonietta Varlese, vice-presidente de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Accor América do Sul.
A Accor não apenas apoia como promove a inclusão de todos os representantes da sociedade em seu grupo de mais de 20 mil colaboradores na América do Sul, entre eles profissionais transgêneros. A empresa fará, ainda em maio, recrutamento exclusivo trans e também é apoiadora oficial da Parada do Orgulho LGBT, que será realizada em 23 de junho, na capital paulista. Como reconhecimento de seu esforço em favor da igualdade de gênero, a Accor recebeu em 2018 o Selo Municipal de Direitos Humanos, concedido pela Prefeitura de São Paulo.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?