Embraco propõe reflexão no Dia Internacional da Mulher
No Dia da Mulher de 2019, a Embraco lançou um desafio aos seus colaboradores: você consegue elogiar uma mulher sem focar em sua aparência ou beleza? Com um painel e mil post its, a ação instigou as pessoas a pensarem além do senso comum, quando se fala de elogio.
A campanha, que ocorreu nas três unidades da empresa em Santa Catarina, tinha um processo simples: retirar um post it, escrever um elogio sem citar características físicas e entregar a uma mulher admirável da empresa.
Mais do que celebrar a data, a ação marcou o início da campanha interna contra o assédio no local de trabalho. Quando todos os posts its foram retirados dos painéis, a mensagem “Elogio é diferente de assédio. Assédio é crime.” foi revelada.
Segundo o gerente de Comunicação da Embraco, Ricardo Castellani, a ação gerou grande engajamento dos colaboradores. “Antes da ação, divulgamos em nosso canal de comunicação interna e, além dos post-its do painel, os colaboradores acabaram fazendo seus próprios recados em blocos de anotação para entregar às colegas”, conta.
CAMPANHA – Como parte do plano de desenvolvimento de novos talentos, o desafio de criar uma campanha foi lançada às duas estagiárias da Comunicação, Catherine Kuehl e Mariana Costa, que conceberam a ideia e acompanharam a ação até o final.
Castellani, que também é diretor do Capítulo Aberje de Santa Catarina, diz que a ideia de incluir estagiárias na campanha foi uma forma de aliar a teoria e a prática, entre a faculdade de Jornalismo e o mercado de trabalho. “A campanha de Dia da Mulher precisava ser pensada por mulheres. Desafiei o time e a ação foi um sucesso, gerando muitos feedbacks positivos para a área.”
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país