Vivo recicla 2,7 milhões de itens eletrônicos em programas com clientes
Ciente da sua responsabilidade com o meio ambiente, a Vivo – associada da Aberje – vem fortalecendo suas ações voltadas para a logística reversa de resíduos eletrônicos. Com pontos de coleta instalados em todas as lojas próprias e revendas e um programa específico para a retirada de equipamentos da operação fixa de TV e banda larga, a empresa reciclou, em 2018, 2,7 milhões de itens eletrônicos, o equivalente a mil toneladas. Nos últimos 10 anos, considerando também o volume de resíduos eletrônicos coletados pela Vivo em suas operações, a empresa reciclou mais de 23 mil toneladas.
Um dos destaques é o programa Recicle com a Vivo, em que a empresa oferece aos clientes e não clientes a coleta e destinação de celulares, carregadores e baterias que estão sem uso. A iniciativa já recolheu quase 4 milhões de itens, sendo um milhão de celulares e garantiu a destinação adequada de 105 toneladas de resíduos. Somente em 2018, as urnas do Recicle com a Vivo receberam cinco toneladas de equipamentos, o equivalente e 76,6 mil itens. O material é recolhido por parceiro especializado, responsável pela reciclagem e destinação dos componentes em conformidade com as normas ambientais.
Para ampliar o alcance do programa, a empresa investiu em 2018 um milhão de reais na renovação de 100% das urnas de coleta nas lojas próprias e revendas e deve lançar, ainda no primeiro semestre deste ano, uma campanha de incentivo junto a clientes e equipes de atendimento em lojas. “Nossa expectativa é ampliar em 10% a coleta de equipamentos nas lojas Vivo, dando à sociedade uma opção de consumo cada vez mais responsável e ambientalmente adequada”, revela a executiva de Sustentabilidade da Vivo, Joanes Ribas.
Já os clientes que querem trocar seu aparelho em bom estado por modelos mais novos podem optar pelo programa Vivo Renova, que oferece descontos em smartphones mediante a entrega do aparelho usado. Os descontos variam de acordo com o modelo e conservação do equipamento. Em 2018 foram recolhidas neste programa 12,9 toneladas de aparelhos, o equivalente a 84,2 mil itens. Desde o início do projeto em 2013, 300 mil celulares foram substituídos, um total de 43,86 toneladas. Os aparelhos em bom estado são recondicionados e comercializados por empresa parceira no mercado de usados. Dessa forma, a Vivo amplia o acesso dos clientes às novas tecnologias e dá ao equipamento usado uma destinação adequada.
LOGÍSTICA REVERSA – Em 2018, a Vivo recolheu 966 toneladas de equipamentos, como decoders, oriundos de desconexão ou substituição de equipamentos na telefonia fixa. Deste total, 438 toneladas foram destinadas à reciclagem e 528 toneladas foram recondicionadas para que os equipamentos voltem a uso em sua plena capacidade técnica. Os clientes também podem agendar a retirada de equipamentos de TV e banda larga que não estão mais em uso na página www.vivo.com.br/devolverequipamento
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país