Projeto Prato Firmeza, O Guia de Gastronomia das Quebradas de SP, ganha recursos da Fundação Cargill
Os estudos sobre o número de pessoas que vive em favelas ou “aglomerados subnormais” no Brasil – denominação esta consagrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) – ainda carecem de atualização. Mas um dado, ainda que não atual, chama a atenção: segundo o mesmo IBGE, entre 1991 e 2010, os números da população concentrada nessas localidades saltou de 7 milhões em 1991 para mais de 11 milhões em 2010. É de se imaginar que, com a crise econômica e a alta taxa de desemprego – atualmente estimada em pouco mais de 12 milhões de pessoas sem trabalho no País – a concentração de moradores nas periferias das grandes cidades ganhem ainda mais corpo.
De um modo geral, as favelas ou periferias estão localizadas longe dos centros econômicos das grandes cidades brasileiras e o acesso a serviços públicos é quase inexistente. Em termos de alimentação – ou mesmo a falta dela – a desinformação é a tônica e a vulnerabilidade social e alimentar dessas populações são um triste prato cheio.
É nesse contexto que surgiu o projeto Prato Firmeza, O Guia de Gastronomia das Quebradas de SP, que foi desenvolvido pela AssociaçãoEscola de Jornalismo. A iniciativa é uma das contempladas pelo Edital 2019 da Fundação Cargill e receberá recursos financeiros e suporte técnico para alcançar ainda mais jovens num projeto educacional que vai oferecer nas regiões onde atua formação em jornalismo gastronômico para jovens. A Cargill é associada da Aberje.
A Fundação Cargill tem 45 anos de atuação e tem como objetivo central a promoção e na disseminação de conhecimento para uma alimentação saudável, segura, sustentável e acessível. Com essas premissas, vem apoiando organizações não governamentais e estimulando ações e jovens inovadores no apoio a projetos que promovam a transformação social e a geração de valor na cadeia da alimentação. Além disso, a Fundação Cargill ainda mantém projetos próprios, focados na capacitação de pequenos agricultores.
A versão eletrônica do Prato Firmeza, O Guia de Gastronomia das Quebradas de SP pode ser encontrada no http://escoladejornalismo.org/pratofirmeza/wordpress2018/?page_id=989 e divide as opções por tipo de cozinha e seus diferenciais. Os mecanismos de busca do site indicam a localização dos restaurantes e lojas, além de indicar se os mesmos privilegiam as opções vegana ou vegetariana, por exemplo. Uma pesquisa mais apurada através do site exibe se um comércio atende a critérios de acessibilidade para portadores de necessidades especiais ou mesmo se possuem acesso à rede Wi Fi.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país