BASF inaugura espaço de inovação digital para acelerar as ideias dos funcionários
Trazer a inovação e a agilidade das startups para dentro da BASF. Esta é a proposta do Espaço AgroDigital, inaugurado na sede da empresa em São Paulo. A BASF, empresa associada da Aberje, é a primeira empresa do agronegócio do país a dedicar um ambiente para inovação digital e cocriação interna. Agora, funcionários poderão ter as ideias aceleradas para serem colocadas em prática – como acontece em uma startup.
O Espaço AgroDigital acomodará de forma criativa toda a equipe responsável por soluções digitais em agro na América Latina. “Nossa jornada de digitalização começou há algum tempo. Cada vez mais, somos uma empresa voltada ao desenvolvimento de ferramentas digitais que complementam as nossas soluções para a agricultura, sempre com foco no legado do agricultor”, enfatiza Eduardo Leduc, vice-presidente sênior da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF na América Latina.
Garagem AgroDigital – A BASF também apresentou um novo conceito para os colaboradores que desejam empreender. Trata-se da Garagem AgroDigital. Com o apoio da ACE, aceleradora de startups, os colaboradores de agro da BASF receberão ferramentas e metodologias para testar e implementar ideias e projetos de digitalização com foco em novas soluções para o mercado e também para dar mais eficiência ao negócio. A ACE é parceria da BASF no AgroStart, programa de aceleração de startups do agro que já recebeu 340 inscrições de 10 países da América Latina. “Queremos cada vez mais implementar o mindset das startups dentro da empresa. Por isso, é importante termos programas estruturados que busquem, além de capacitação, novas formas de desenvolvimento e implementação de projetos com excelência”, explica Almir Araújo, líder da área Agro Digital da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF na América Latina.
A ACE traz a expertise do mercado para dentro da empresa, usando o mesmo método aplicado nas startups. “Mais do que nunca precisamos aliar o negócio atual com o desenvolvimento de novos negócios. E o cliente tem que estar no centro das atenções”, afirma Pedro Waengertner, CEO e cofundador da ACE.
Duas soluções apresentadas por grupos de funcionários já foram selecionadas para receberem a aceleração na Garagem AgroDigital. Palestras e workshops serão realizados dentro da Garagem para preparar os funcionários que também pretendem colocar suas ideias em prática.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país