Acervo do Museu da Construção dá base a projeto selecionado por edital público da Fiesp
Para compor sua programação anual, o Centro Cultural Fiesp seleciona projetos por meio de edital público. Dentre os inscritos, o projeto para a exposição Construindo Obras de Arte – Uma História da Construção no Brasil foi selecionado e acontecerá no espaço de exposições do Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, ainda sem data definida.
Com curadoria de Guilherme Wisnik e Maria Eugenia Guimarães e produção da Art Unlimited, a exposição reúne uma coleção de 80 fotografias de nomes como Marc Ferrez, Guilherme Gaensly, Hans Gunter Flieg, Chico Albuquerque, German Lorca, Marcel Gautherot entre outros, e um audiovisual, a exposição desenha uma linha do tempo em obras de arte, mostrando o desenvolvimento da construção e da arquitetura do país, no período de 1860 a 1970, desdobrando seu formato em uma linha de reflexão.
Essas construções/obras de arte, em seu efeito sobre a paisagem, e as representações a elas dadas pela fotografia, podem resumir um período, uma época, contar uma história. A pesquisa é a primeira ação proposta pelo Museu da Construção, projeto da Movimento Pro – empresa associada da Aberje – e selecionou registros fotográficos de alguns marcos da história da construção do período, para evidenciar o encontro possível entre arte e construção.
O objetivo é utilizar o olhar poético da fotografia sobre o universo técnico da construção para aproximar o visitante das grandes obras, mostrando a complexidade do assunto e revelando aspectos que muitas vezes não são percebidos, gerando uma reflexão positiva sobre a construção no país. “O que se espera como resultado é a percepção da cultura como fator determinante no caminho do desenvolvimento”, manifesta Maria Eugenia. “Que a fotografia tem valor de obra de arte não é novidade. A surpresa do visitante vem do conceito na engenharia, para a qual estruturas, tal como ponte, passarela, viaduto ou túnel são obras de arte, pela especificidade característica de cada projeto”, completa.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?