2º Fórum de Marketing Relacionado à Causa apresenta pesquisa inédita sobre o setor no Brasil
O Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS ESPM), o instituto de pesquisas Ipsos, a Cause, consultoria que apoia marcas e organizações a identificar e fazer a gestão de suas causas, e o Instituto Ayrton Senna realizam, em 7 de novembro de 2018, o 2º Fórum de Marketing Relacionado à Causa. O evento apresentará as melhores práticas do mercado, a visão do consumidor sobre o tema e a preparação dos futuros profissionais de marketing de causas. A Cause e a ESPM são associados da Aberje.
O Marketing Relacionado à Causa (MRC) é um movimento que engaja o mundo dos negócios — empresas, ONGs e consumidores — em ações que geram benefícios para toda a sociedade. “O MRC é uma poderosa ferramenta de mobilização em prol de uma causa”, diz Ismael Rocha, diretor de extensão acadêmica da ESPM-SP e do CEDS ESPM. ”Quem ganha é a sociedade, que colhe o impacto positivo dessas ações”.
Durante o evento, o instituto Ipsos apresentará o resultado de uma pesquisa quantitativa que monitorou a opinião pública a respeito de temas como a importância da responsabilidade social e do engajamento empresarial a causas, confiança no trabalho das ONGs e razões de estímulo para que o consumidor opte pela compra de produtos ligados ao patrocínio de causas. Em 2017, o estudo apontou, por exemplo, que 13% dos participantes compraram algum produto que destinava parte do seu valor de venda para uma causa. Em 2018, o número subiu para 19%. Comparando a preferência dos respondentes sobre produtos que destinam parte do seu valor de venda para uma causa, o resultado foi 9% em 2017 e 14% em 2018. Para Rupak Patitunda, gerente de pesquisa sênior do Ipsos, os dados refletem dois movimentos importantes que estamos vivendo. “O primeiro é a maior conscientização do consumidor quanto como ele pode ajudar a sociedade por meio do seu poder de escolha; e o segundo é o momento particular do país, no qual as agendas políticas afetam a confiança nas instituições, exigindo das organizações envolvidas mais cautela na comunicação de posições que podem ser transformadas em posições políticas bem como mais transparência”, afirma. “Esperamos com a pesquisa e o evento é que cada vez mais as empresas e a academia discutam e percebam o potencial do MRC e se engajem com esse modelo de negócio, pois os números mostram que o consumidor vê de forma muito positiva a possibilidade de consumir e fazer o bem”, diz Thiago Fernandes, diretor de negócios do Instituto Ayrton Senna.
Esta edição do 2º. Fórum de Marketing Relacionado à Causa também contará com a participação do americano John Grant, autor do premiado The Green Marketing Manifesto, livro sobre o desenvolvimento de ações de marketing sustentável e efetivo. Grant é co-fundador da St Luke, agência de propaganda com viés de responsabilidade social, estrategista de marketing e consultor de empresas na Europa, Ásia e Américas nas áreas de branding, marketing, mudança comportamental e inovação.
Os demais painéis — que tratam de temas que vão dos desafios dos apoiadores de causas ligadas a temas como saúde, educação e igualdade de gênero, como aliar propósito e ação e formação de profissionais dedicados ao marketing de causas — contarão com executivos de empresas como Visa, Ben&Jerry’s, Arcos Dorados, Iguatemi e Natura e de entidades como Instituto Avon, Graac, Instituto Ayrton Senna e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. “A parceria entre Ipsos, Instituto Ayrton Senna, ESPM e Cause aproxima diversos atores que levantam bandeiras legítimas em nossa sociedade”, diz Francine Lemos, CEO da Cause.
O evento é aberto ao público e as vagas são limitadas. Os interessados devem confirmar presença em http://servicospoa2.espm.br/controle_palestras/confirmacao.aspx?ide=23485
PROGRAMAÇÃO – 2º Fórum de Marketing Relacionado à Causa
7 de novembro de 2018 – Auditório Philip Kotler
9h – Boas-Vindas
9h30 – Abertura
10h – Apresentação da Pesquisa de Marketing Relacionado à Causas 2018 – Os principais insights da Ipsos
11h – Palestra internacional com John Grant – Por que fazer o bem faz bem às organizações?
12h – Intervalo para almoço
14h – PAINEL 1
Tema: Causas e seus defensores: os desafios e oportunidades para educação, saúde, sustentabilidade e igualdade de gênero
Participantes:
Fabiana Fragiacomo – gerente executiva de comunicação do Instituto Ayrton Senna
Tammy Allersdorfer – superintendente de desenvolvimento institucional do GRAACC
Renata Rodovalho – coordenadora de projetos do Instituto Avon
Leonardo Lima – diretor de desenvolvimento sustentável da Arcos Dorados
15h – PAINEL 2
Tema: MRC no centro da estratégia: como marcas conciliam propósito e ação para atuar com causas de impacto
Participantes:
Francine Lemos – CEO da CAUSE
Sergio Giorgetti – vice-presidente de marketing da Visa
Rodrigo Santini – gerente de missão social da Ben & Jerry’s
Ana Carolina Soutello – gerente global de marca da Natura
16h – Intervalo
16h30 – PAINEL 3
Tema: As oportunidades da formação: como preparar os profissionais de marketing para atuar no mundo das causas
Participantes:
Ismael Rocha – diretor de extensão acadêmica da ESPM
Vivian Broge – diretora de RH do Iguatemi
Fernanda Kalena – comunicação da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Daniel Prianti – Alumni ESPM e fundador da Synthase Ventures
17h30 – ENCERRAMENTO
SERVIÇO
2º Fórum de Marketing Relacionado à Causa
Data: 7 de novembro
Horário: das 9:00 às 17:30h
Local: ESPM-SP, Campus Prof. Francisco Gracioso – auditório Philip Kotler
Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país