Crianças participam de treinamento para emergência em escola de Cubatão
Cerca de 150 crianças participam na última semana de setembro do 2º Simulado Mirim na UME São Paulo, em Cubatão. O projeto é uma parceria com o Conselho Comunitário Consultivo (CCC) da Unipar Carbocloro, empresa química associada à Aberje. Durante o exercício, os alunos aprendem procedimentos de emergência, como uma possível evacuação da escola em caso de sinistros.
Na prática, o treinamento tem início com um sinal sonoro indicando a necessidade de evacuar a área. Os funcionários da escola vestem, então, coletes de identificação, enquanto as crianças recebem crachás. A partir da sinalização da diretoria da escola, todos se dirigem em segurança para a Praça General Euclides de Oliveira Figueiredo, que fica a cerca de 200 metros do local. Cada turma é acompanhada por dois membros da equipe escolar e identificada por uma cor para facilitar o controle.
“O aprendizado que as crianças têm durante o simulado agrega muito para a vida delas, pois aprendem a manter a calma e aprendem a ter disciplina em situações e risco. É um treinamento que nunca esperamos precisar por em prática, mas, uma vez necessário, temos a segurança de que todos estão preparados para enfrentar os riscos”, diz Teodoro Pavão, gerente de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade da Unipar.
O Simulado Mirim ocorre desde 2017 na UME São Paulo, que atende cerca de 300 crianças de 4 a 6 anos de idade. O mesmo projeto começou na UME Rio Grande do Sul, onde é posto em prática desde 2014.
Até o momento, cerca de mil pessoas, entre alunos, professores e funcionários das instituições de ensino participantes, já passaram pelo treinamento. A ação conta com o apoio de representantes da Defesa Civil, do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do Polo de Cubatão, da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) e do Corpo de Bombeiros.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país