Azul no Outubro Rosa 2018: maior campanha da história da companhia
Em outubro, a Azul é Rosa. Em sua maior campanha desde 2011, quando a companhia abraçou o Outubro Rosa como sua principal causa social, a empresa, que é associada à Aberje, realizará diversas ações que envolverão diretamente mais de 2 milhões de Clientes, seus 12 mil Tripulantes e um grupo de 60 mulheres que tratam o câncer de mama. O objetivo é auxiliar pessoas em tratamento e levar mais informações e conhecimento sobre a doença que mais acomete mulheres em todo o mundo e que, se detectada precocemente, pode ter até 95% de chance de cura.
Para Cláudia Fernandes, diretora de Marketing e Comunicação da Azul e uma das Vitoriosas da companhia (como você saberá a seguir), a mensagem sobre a doença e sobre as formas de detecção precoce precisa ser espalhada, pois o conhecimento é a melhor forma de prevenção. “Essa é a doença que mais acomete as mulheres no mundo e há grandes chances de cura se detectada precocemente. Por isso é tão importante se manter informado e incentivar que as mulheres realizem seus exames preventivos anualmente”, aponta ela.
“Essa é a maior causa que a Azul apoia e para a qual concentramos esforços o ano todo, em todos os quesitos. A conscientização é a melhor forma de salvar vidas e usamos a nossa ampla malha aérea, que liga todo o Brasil e algumas cidades do exterior, para falar com os Clientes e difundir essa mensagem tão importante para o maior número de pessoas possível, além de poder oferecer apoio àquelas que precisam do transporte aéreo para realizar cirurgias”, comenta John Rodgerson, presidente da Azul.
Confira as principais ações da Azul para o Outubro Rosa em 2018:
Ampliação do Projeto Social Conexão Azul Rosa – O projeto, em parceria com o Hospital de Amor (Hospital de Câncer de Barretos), iniciado em 2017, dobrará de tamanho para beneficiar 60 mulheres, de cinco Estados do país (AP, RO, SE, BA e MS), que descobriram a doença e precisam viajar para as unidades do Hospital de Amor ou Hospitais parceiros pelo Brasil para a realização de suas cirurgias. A Azul proverá as passagens aéreas, conferindo mais conforto e dignidade a essas pacientes num momento tão delicado.
A parceria com o Hospital de Amor também será ampliada para englobar outras vertentes focadas em prevenção, detecção precoce e tratamento da doença, como por exemplo, o transporte de cirurgiões para mutirões que acontecerão eventualmente na unidade do Hospital de Amor em Porto Velho (RO) e para o deslocamento de equipes técnicas para realização de capacitações e treinamentos na unidade de Barretos. A Azul Cargo Express, segmento de Cargas da companhia, também entrou na parceria e vai apoiar no transporte de equipamentos e insumos de e para as unidades fixas do Hospital. Além disso, será possível avistar uma das Carretas da Prevenção, modelo itinerante do Hospital de Amor, para realização de exames preventivos, personalizada para mostrar a grandiosidade do “Conexão Azul Rosa”.
Coleção exclusiva Azul Collection para arrecadar fundos para o HA – Para dar ainda mais visibilidade a essa causa e ajudar o Hospital de Amor com uma arrecadação de valores para o desenvolvimento de suas ações, a Azul Collection, marca de produtos assinados pela aérea, desenvolveu uma coleção exclusiva para o Outubro Rosa chamada “Voe Mais Longe”. Com o objetivo de conscientizar que o câncer de mama tem até 95% de chance de cura se detectado em estágio inicial, parte do valor arrecadado com as vendas dos itens da coleção rosa será destinado para as ações realizadas com as pacientes do Hospital de Amor, relacionadas ao câncer de mama.
Vitoriosas da Azul – A Azul conta com um grupo de sete Tripulantes que venceram o câncer de mama que, em outubro, participa massivamente de suas ações de conscientização. Dentre elas estão uma executiva, uma comissária, uma agente de suporte de cargas, uma coordenadora de Segurança do Trabalho, duas operadoras de Call Center e uma despachante de voo, as chamadas “Vitoriosas da Azul”. Elas estrelam um vídeo gravado com dicas de prevenção e detecção precoce, que será exibido a bordo de todas as aeronaves da companhia durante todo o mês de outubro, além de marcarem presença em eventos internos da empresa.
A320 ROSA em Homenagem às Vitoriosas da Azul – A Azul receberá, nesta semana, mais uma aeronave cor-de-rosa, um Airbus A320neo. A aeronave se junta à frota da companhia para dar ainda mais visibilidade a essa causa. A companhia convidou suas Vitoriosas para buscarem a aeronave na fábrica da Airbus, em Toulouse, na França. Elas participarão da cerimônia de entrega do avião e do ferry flight, transporte da aeronave até o Brasil. Na capital mineira, onde a aeronave pousará pela primeira vez, haverá um evento aberto para a imprensa, com o objetivo de celebrar esse momento e dar oportunidade para que essas mulheres possam compartilhar suas histórias de vida e incentivar outras mulheres a se cuidarem sempre.
Ação a bordo com mulheres que venceram o câncer de mama – Desde 2016, em parceria com a Femama, a Azul convida mulheres que venceram a doença, chamadas também de Vitoriosas, para entrar em suas aeronaves e conversar com os Clientes sobre como a informação pode salvar vidas. Em 2017, o time de Vitoriosas da Azul se juntou ao grupo para dividir histórias de superação com Clientes da companhia a bordo de voos que partem das principais cidades onde a Azul opera. Este ano, a ação será realizada em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Brasília, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia, Salvador e Cuiabá.
Corrente do Bem – #VaiDeRosa – executivos da Azul vão iniciar uma corrente para divulgar ainda mais amplamente a essa causa e conscientizar as pessoas sobre a importância do Outubro Rosa. Nas redes sociais, vão postar vídeos e fotos vestindo rosa e desafiando outros executivos, amigos e conhecidos a usar uma peça rosa, de preferência a camiseta da campanha “Voe Mais Longe”, e publicar em suas redes sociais para viralizar e dar ainda mais visibilidade à causa.
Parceria TudoAzul e Natura – o programa de vantagens da Azul entrou na onda rosa e desenvolveu uma promoção com a Natura, que também é associada à Aberje e possibilitará que os Clientes que adquirirem produtos da marca de cosméticos brasileira possam acumular mais pontos do que o habitual no TudoAzul. Além disso, para cada produto comprado, o TudoAzul vai doar a mesma quantidade de pontos acumulados pelo Cliente para o Hospital de Amor. A Natura também disponibilizará kits viagem para as 60 mulheres atendidas pelo projeto Conexão Azul Rosa.
Azul Viagens e Hospital de Amor: um incentivo para mulheres diagnosticadas com a doença – A operadora de turismo da Azul está realizando um concurso para estimular mulheres em fase final de tratamento ou que venceram o câncer de mama a compartilhar palavras de apoio e incentivo àquelas que começaram recentemente o tratamento da doença no Hospital de Amor. A ação tem como maior objetivo promover uma troca de experiência e carinho entre pessoas que enfrentam o mesmo problema. As duas melhores mensagens serão premiadas com um pacote de viagem com acompanhante para algum destino doméstico atendido pela Azul Viagens.
Azul veste rosa – Tradicionalmente, outubro é o mês em que a Azul se veste inteira de rosa para chamar atenção para essa causa. Tripulantes que tenham algum contato direto com Clientes estarão sempre uniformizados com alguma peça rosa. Websites da companhia e de suas unidades de negócio também ficam rosa, fazendo alusão à causa. Produtos a bordo, como por exemplo, a famosa balinha de avião, guardanapos, Azul Magazine, Azul Sound, ganham novas cores, sabores e programações para chamar atenção ao Outubro Rosa. Nos voos internacionais, até a iluminação de bordo, em alguns momentos, estará rosa. Tripulações inteiramente femininas e vestidas de rosa voam juntas durante o mês espalhando a mensagem pelos ares de todo o país
Outras ações serão destinadas ao público interno da companhia, sempre com objetivo de trazer mais e mais conhecimento sobre a doença, formas de prevenção e detecção precoce.
Acompanhe a Azul durante todo o Outubro Rosa nas redes sociais e, se precisar de mais informações sobre qualquer uma das ações listadas acima, acesse www.voeazul.com.br/imprensa.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país