BB cria fundo de ações que valoriza equidade de gênero
Desde o dia 12 de setembro, os clientes do Banco do Brasil, instituição financeira associada à Aberje, passam a contar com duas novas opções no portfólio de investimentos da instituição: de forma inédita no mercado, os investidores terão acesso aos fundos BB Ações Equidade e BB Ações Equidade Private.
As novas modalidades irão contemplar ativos de companhias nacionais e estrangeiras negociadas na B3 que assumam publicamente o compromisso de buscar a equidade de gênero. Inicialmente, 18 companhias brasileiras e cinco internacionais fazem parte da carteira.
Além da análise técnica da BB DTVM sobre a qualidade dos papéis que integrarão esses novos fundos, a alocação dos recursos será feita em empresas signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEP, na sigla em inglês), definidos pela ONU Mulheres.
Para o presidente do banco, Paulo Caffarelli, a iniciativa incentiva a equidade também nos investimentos. “A gente vai buscar rentabilidade e sustentabilidade. É uma seleção altamente criteriosa. Uma junção de performance com a diversidade que faz parte dos princípios da ONU”, ressaltou.
Segundo Paula Mazanék, gerente geral da Unidade de Captação e Investimento do BB, “a proposta é oferecer aos investidores retornos financeiros interessantes através de uma estratégia que permita também incentivar a adoção e a expansão de políticas de valorização e protagonismo feminino no ambiente corporativo, fomentando ações afirmativas de equidade de gênero”.
O banco avaliou diversos estudos e identificou que empresas com maior diversidade de gênero em cargos de comando e processo decisório entregam rentabilidade bastante satisfatória. A estratégia, além de buscar resultado ao investidor, vai ao encontro dos anseios crescente da sociedade da valorização de diversidade no mundo empresarial e corporativo.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa