26 de setembro de 2018

4 tendências de business intelligence segundo a Think Consulting

Business Intelligence (BI) é um processo de negócio que utiliza a tecnologia para oferecer informações úteis na tomada de decisões. A estratégia ganhou popularidade no meio empresarial nos últimos anos e a sua implementação hoje é fundamental para o sucesso dos negócios.

Neste artigo, você vai conhecer as principais tendências de Business Intelligence que devem orientar a adoção dessa tecnologia na sua empresa.

1. Análises aumentadas
Com a popularização da tomada de decisão baseada em dados, há predisposição para que as tendências de Business Intelligence se tornem ainda mais eficientes para as empresas. A maior utilização da análise de dados aumentada é um avanço nesse aspecto, já que permite que gestores obtenham de seus softwares de Business Intelligence não apenas dados pertinentes, mas informações que podem mudar as estratégias de negócio.

A análise de dados aumentada combina vários processos de preparação, discovery e machine learning para oferecer resultados cada vez mais precisos para as questões propostas pelas ferramentas de BI. Segundo a empresa de consultoria Gartner, essa tendência é estratégica porque elimina a preparação manual dos dados e pode oferecer resultados mais concretos para as organizações que dela utilizam.

2. Transição para a nuvem de alta velocidade
Todo mundo que trabalha com tecnologia provavelmente já sabe o que é a nuvem. Mas como a popularização e o aumento da demanda e da velocidade disponibilizada para a utilização dessa tecnologia podem auxiliar no futuro do BI?

O cloud BI é uma tendência por três motivos principais: a mobilidade, a facilidade na interpretação dos dadose a segurança. É que, quando o Business Intelligence vai para a nuvem, todos os profissionais podem ter acesso aos dados de que precisam de onde quer que estejam, os recursos de visualização operam com mais agilidade e é mais fácil manter os sistemas atualizados e protegidos. Tudo isso faz com que operar os sistemas na nuvem apresente um melhor custo-benefício para o empreendedor.

Uma maior escalabilidade, flexibilidade e governança torna a nuvem protagonista entre as tendências de Business Intelligence para o ano de 2018. E permite que empresas grandes e pequenas possam confiar nessa tecnologia para armazenar os seus softwares de BI.

 

3. Abordagem moderna na visualização de dados
Outra mudança significativa entre as tendências de Business Intelligence é a melhoria dos sistemas de visualização de dados.

Esses sistemas são essenciais para que pessoas de qualquer departamento, até as que não são especialistas em TI, consigam utilizar as informações contidas em um software de BI. Por isso, eles precisam ser otimizados sempre que possível.

Até pouco tempo, poucos eram capazes de lidar com dados e otimizar a visualização deles, mas atualmente existem recursos, como o Qlik Sense, que auxiliam nesse processo.

Na hora de escolher um sistema de BI adequado às necessidades da empresa, é importante ater-se à questão dos dados acionáveis, quesito mais importante do que outras questões menores, como a estética dos gráficos. O avanço na maneira como abordamos dados é necessário para que a tecnologia possa garantir os melhores resultados possíveis.

4. Sistemas de BI mais acessíveis
Por último, a tendência de Business Intelligence mais relevante tem a ver com o quanto essa tecnologia vem sendo utilizada pelos negócios. Recursos modernos e acessíveis de BI diminuem os custos de se investir nessa solução e também de treinar sua equipe para utilizar a ferramenta. Isso significa que o BI deixa de ser uma ferramenta exclusiva de gestão e passa a ajudar no avanço do trabalho de outros departamentos do negócio, como o composto pela sua equipe de vendas.

A popularização e a automação dos sistemas de BI fazem com que eles sejam mais úteis e mais simples de se utilizar.

Muita coisa ainda vai mudar no Business Intelligence nos próximos anos. Por isso, ficar atento às tendências da área pode ajudar o seu negócio a sair na frente da concorrência e a obter resultados melhores.

 

THINK – A Think Consulting tem sede em São Paulo e é uma empresa especializada em garimpar, extrair e preparar os dados empresariais, proporcionando aos clientes a tomada de decisões baseadas em fatos e análises reais. Eles fazem um mapeamento dos principais desafios de acordo com o segmento da empresa, para indicar as soluções de BI e Analytics mais eficientes, dessa forma é possível investigar, criar insights e proporcionar melhorias contínuas de resultados e de retorno.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Rodrigo Cogo

Rodrigo Cogo é o curador do Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede e responsável pela distribuição digital dos canais integrantes da plataforma. Formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria, é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Mestre em Ciências da Comunicação, com estudos voltados para a Memória Empresarial e Storytelling, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (SP). Atuou na Aberje por 14 anos, passando pelas áreas de Conteúdo, Marketing e Desenvolvimento Associativo e tendo sido professor em cursos livres e in company e no MBA da entidade por 10 anos. É autor do livro "Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação".

  • COMPARTILHAR: