BASF participa de nova edição do Prêmio e Programa de Aceleração Startups Connected
Em sua terceira edição, o Prêmio e Programa de Aceleração Startups Connected, criado pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, lançou oito desafios para startups interessadas em realizar parcerias com grandes empresas em 2018. As startups interessadas tem até 27 de julho para inscrever soluções inovadoras que atendam os desafios propostos pelas empresas.
Entre os oito desafios, a BASF, patrocinadora e participante do programa desde seu lançamento e associada da Aberje, propôs como tema o “crescimento populacional”. Segundo Antônio Lacerda, vice-presidente sênior de Químicos, Produtos de Performance e Sustentabilidade da BASF para a América do Sul, em 2050 quase dez bilhões de pessoas viverão na Terra, o que representa grandes desafios globais, mas também oportunidades, especialmente para a indústria química. “Na BASF, temos como objetivo atender às demandas futuras da sociedade e do planeta por meio de soluções inovadoras, que contribuem de forma significativa para a sustentabilidade em toda a cadeia de valor. Por meio da participação no Startups Connected, a empresa espera poder gerar sinergias com startups que possam contribuir com esse mesmo objetivo“, comenta.
Com a participação de outras empresas, os desafios do programa também estão em linha com as demandas atuais e futuras de empresas e da sociedade: crescimento populacional, agricultura sustentável, excelência industrial, geração hidroelétrica inteligente, gerenciamento energético residencial, mobilidade conectada, mobilidade urbana, papel e celulose.
Startups aceleradas – Um dos diferenciais do Prêmio Startups Connected é a oportunidade de internacionalização de startups brasileiras e alemãs. Isso se dá por meio do apoio do Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH), que viabiliza a participação de startups brasileiras em ações na Alemanha e a vinda de uma startup alemã para o Brasil, possibilitando a aproximação e a colaboração com os principais players dos dois países.
A startup vencedora de cada desafio, além de ganhar o Prêmio Startups Connected 2018, terá acesso a benefícios, como check-up de maturidade, associação à Câmara Brasil-Alemanha e uma vaga no Programa de Aceleração Startups Connected, por meio do qual terão acesso a consultoria para realizar mapeamento tecnológico, desenvolvimento de roadmap e assessoria para sua aplicação.
A nova edição da iniciativa também traz uma grande novidade: o Programa de Aceleração contará com a parceria do Edital de Inovação para a Indústria SENAI/SEBRAE. “A proposta é que a aceleração feita pela Câmara foque no desenvolvimento do negócio da solução, enquanto o Edital potencialize o desenvolvimento tecnológico das soluções”, afirma Zarpellon.
Em 2016, em sua primeira edição, a BASF tinha como desafio as “cidades do futuro” e selecionou a startup Piipee para aceleração. A startup resolve o problema de consumo e desperdício de água nos vasos sanitários, por meio de uma solução biodegradável que elimina em 100% o uso da água ao urinar. Além da interação com diferentes áreas de negócios na BASF, após a aceleração a startup também consolidou interface com outras grandes empresas.
Em 2017, mantendo o desafio cidades do futuro mas focando em três sub-desafios, a BASF selecionou duas startups para o programa de aceleração: a TNS, startup de nanotecnologia, e a Heide, startup de ativos naturais da biodiversidade brasileira. Para conhecer melhor a iniciativa, o desafio BASF de 2018 e inscrever sua startup no Prêmio Startups Connected, acesse: www.startupsconnected.com.br. As inscrições estão abertas até dia 27 de julho.
Destaques
- Painel de Cases do Prêmio Aberje antecipa tendências da comunicação corporativa
- Conectando dados: insights da quinta reunião do Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados
- CEOs discutem desafios da comunicação na liderança corporativa
- Belém recebe lideranças para discutir sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia
- Quinta reunião do Comitê de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora debate engajamento de colaboradores
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa A consolidação do projeto de integração entre Comunicação e RelGov