Projeto apoiado pela Brasilprev estimula o conhecimento de tecnologia, empreendedorismo e inovação entre os jovens
Criado pelo Instituto Tellus e apoiado pela Brasilprev – empresa associada da Aberje, por meio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca), a Área 21 é um projeto desenvolvido para estimular adolescentes entre 14 e 17 anos a praticar suas habilidades nas áreas de tecnologia e empreendedorismo.
Para incentivar os alunos em torno de temas tão inovadores e dinâmicos, o projeto conta com metodologias de ensino diferenciadas, além da criação e desenvolvimento de um laboratório de criatividade. O espaço foi montado no Centro Educacional Assistencial Profissionalizante (CEAP), ONG que atende jovens em situação de vulnerabilidade social da comunidade do bairro de Pedreira, na Zona Sul de São Paulo, e será inaugurado no dia 04 deste mês.
Cada ciclo do projeto tem a duração de um semestre e a primeira turma já conta com 320 inscritos. Para a viabilização do laboratório de criatividade, os próprios jovens colocaram a mão na massa no processo de concepção, sugerindo ideias para tornar o ensino mais agradável e inovador. Entre as ferramentas que os alunos irão utilizar nas aulas estão equipamentos de realidade virtual e aumentada, impressoras 3D, fresadora a laser e chroma key (parede verde para inserção de efeitos especiais em filmagens). “No século 21, vivemos a inclusão de diversas tecnologias, e o jovem precisa, acima de tudo, se preparar e aprender a enfrentar novos desafios. É importante que ele não tenha medo de resolver problemas”, afirma Henrique José dos Santos Dias, um dos educadores da iniciativa.
Já com relação à metodologia de ensino, os professores utilizarão técnicas de gamificação e design thinking, para incentivar os alunos a observar problemas e encontrar soluções de maneira criativa. No início do semestre são propostos desafios, e ao fim do período os alunos apresentam um projeto especial, uma espécie de start-up, como símbolo da formatura que é comemorada com familiares, professores e amigos.
Bruno Palhão, gerente de Estratégia e Inovação da Brasilprev comenta: “Buscamos apoiar ações alinhadas a conceitos que permeiam a inovação, educação, geração de renda e qualidade de vida. Com a Área 21, além de contribuir para o desenvolvimento social e oferecer oportunidades de novos caminhos aos jovens, a Brasilprev atua como agente transformador no fomento à atitude de inovar na sociedade, essencial para este mundo em constante evolução”.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa