Pesquisa ESPM mostra índice de empregabilidade de 79,8% nos campos de comunicação e marketing em SP
A ESPM realizou um levantamento com todos os alunos de sétimo semestre da graduação, em São Paulo e no Rio de Janeiro, num total de 707 respondentes, para saber o nível de empregabilidade nesta etapa do curso. Em São Paulo, 79,8% estão trabalhando e, no Rio de Janeiro, 69,3%. Além deste nível de empregabilidade, 91,5% dos alunos paulistanos disseram estar em uma vaga na área de interesse, frente a 76,8% dos alunos cariocas. A ESPM SP é associada da Aberje.
No curso de Administração, 87,5% dos alunos de São Paulo estão trabalhando e, no Rio de Janeiro, 75%. Com relação a área de interesse, 96,9%, em SP e 83,3%, no RJ. Os alunos paulistanos preferem atuar na área de marketing, seguida da área financeira e, os cariocas, marketing, seguindo de marketing digital. Os alunos do sétimo semestre do curso de Design têm um índice de empregabilidade de 60% em SP e, de 57,1% no RJ. Sendo que 94,4% e 41,7% estão na área que gostariam, respectivamente em SP e no RJ. Nas duas capitais, a área de maior interesse é de design gráfico. O curso de Jornalismo demonstra claramente o cenário dispare entre as duas capitais, em São Paulo, 85,7% estão empregados, ante 40% no Rio de Janeiro. Há um equilíbrio com relação a área de interesse, sendo 79,2% (SP) e 75% (RJ). Em São Paulo, as assessorias de imprensa são as que mais empregam, seguido de mídias sociais. No Rio de Janeiro, conteúdo web de telejornal, seguido de rádio e assessoria aparece em terceiro lugar.
O curso mais tradicional da ESPM, Publicidade e Propaganda apresenta índices de empregabilidade altos, assim como os demais cursos. Em São Paulo 76,6% estão no mercado de trabalho e, no Rio de Janeiro, 74,4%. Chama a atenção os 93,6% dos paulistanos empregados na área de interesse e os 82%, no Rio de Janeiro. Dos que estão trabalhando na área de interesse em São Paulo e no Rio de Janeiro, em primeiro lugar aparece o marketing como o preferido. No Rio, chama a atenção a área de trade marketing, em segundo lugar na preferência dos alunos.
O curso de Relações Internacionais, que só é oferecido em São Paulo, apresenta 82,4% de índice de empregabilidade e 83,9% dos alunos estão trabalhando na área que gostariam. O mercado financeiro é o líder, seguido da área de marketing, vendas e área comercial. Tech, outro curso com turma apenas em São Paulo, apresenta 78,9% de empregabilidade e 80% ocupam uma vaga na área desejada. Dentre as áreas de preferência estão comunicação e inovação, tecnologia da informação, business inteligence e desenvolvimento de aplicativos.
Destaques
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Terceira temporada da websérie Insiders explora estratégias de grandes empresas para construir e manter relacionamentos
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática