Movimento Chicas Poderosas promove evento sobre fact checking
Chicas Poderosas é um movimento fundado em 2013 de empoderamento feminino pela portuguesa Mariana Santos. Hoje atua em 13 países, principalmente na América Latina, com o objetivo de fornecer informação e habilitação para mulheres que desejam participar ou que buscam sua representatividade na sociedade através dos meios de mídia. Desde o início, o foco do projeto é mostrar às mulheres que elas são capazes de fazer o que querem para suas carreiras, a partir do exemplo de profissionais com trajetórias na área de mídia digital.
O movimento pretende, com palestras, workshops, exposição de cases e discussões, proporcionar às mulheres habilidades e conhecimentos para pesquisar, informar e encontrar as verdades sobre fatos com precisão.
No último evento, realizado nos dias 8, 9 e 10 de março no Google Campus, foi abordada uma temática premente na atualidade: a política no Brasil. Reuniram-se pessoas criativas do jornalismo, design e tecnologia para repensar a maneira como é traçado o curso político no país e a importância de se checar as notícias e informações que circulam a seu respeito. O evento contou com palestras interativas, instrução sobre técnicas de fact checking e debates com foco na inserção da mulher na política e no processo eleitoral.
A Aberje foi uma das apoiadoras da iniciativa e esteve presente no evento. A pioneira Mariana Santos sintetiza: “Quando se tem poder para fazer algum impacto social na comunidade, nas pessoas com quem trabalhamos, passar informação e concretizar algo é muito satisfatório, dessa maneira não estaremos apenas contribuindo, mas tendo um ato de cidadania”.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?