Mattos Filho 100% pro bono e constituição de instituto marcam atuação de escritório
Foram lançados na metade de fevereiro de 2018 a iniciativa Mattos Filho 100% pro bono e o Instituto Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga. Comprometidos com a ampliação do acesso à Justiça no país e com o fortalecimento da sociedade civil, a proposta é concentrar esforços e abrir novos caminhos para produzir, incentivar e difundir amplamente o conhecimento jurídico, investindo cada vez mais na advocacia estratégica de interesse público e nos incentivos de impacto social. O escritório é associado da Aberje.
A iniciativa Mattos Filho 100% pro bono, inédita no mercado da advocacia empresarial no Brasil, foi idealizada para permitir uma atuação mais estruturada e impactante no atendimento de casos e clientes pro bono . Uma equipe de profissionais vai estar dedicada exclusivamente ao exercício da advocacia gratuita. Dessa maneira, as horas de atuação passam a ser somadas às horas que já são trabalhadas pelas demais equipes de advogados do escritório.
Há quase 20 anos a atividade pro bono tem sido um elemento da atuação da empresa, ressignificando a função social do advogado. Com o Mattos Filho 100% pro bono também será possível oferecer uma carreira no escritório para profissionais que queiram se dedicar e tenham forte vocação para temas relacionados aos direitos humanos, ao exercício da cidadania e ao fortalecimento do Estado democrático de direito.
Os advogados e estagiários contratados passarão por processo de seleção específico, devendo ter comprovada experiência jurídica direcionada ao interesse público, além de comprometimento com as causas defendidas pela iniciativa. À equipe serão oferecidos plano de carreira, remuneração e benefícios nos mesmos padrões oferecidos para os demais profissionais do escritório Mattos Filho.
Instituto Mattos Filho – O Instituto Mattos Filho é uma iniciativa dos sócios do escritório, que tem como missão ampliar o acesso à Justiça e ao ensino do Direito. Estão entre os pilares de atuação, fomentar a advocacia pro bono; conceder bolsas de estudos de modo a diversificar o perfil do profissional do Direito; desenvolver novas metodologias para difundir o conhecimento jurídico; e apoiar iniciativas da sociedade civil direcionadas à diversidade e à cidadania.
Como forma de o Instituto manter sua operação com subsídios sustentáveis ao longo do tempo, será criado um fundo de investimento, com administração independente e autônoma, cujo capital é formado por contribuições financeiras dos sócios do Mattos Filho. Assim, 20% do rendimento anual desses investimentos serão revertidos em doação para o Instituto Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga – sendo que cada cotista poderá, a seu critério, aumentar o valor do percentual direcionado ao Instituto. Além disso, contará com doações dos sócios.
Para mais informações, acesse o site: www.institutomattosfilho.org.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país