Ferramenta da Fundação Telefônica incentiva jovens a negócios de impacto social
![](/wp-content/uploads/2024/01/clear.gif)
Há dez anos, um movimento mundial era criado para de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora. Nascia assim a Semana Global do Empreendedorismo, que acontece sempre em novembro. Só no Brasil, o evento mobilizou mais de 2,5 milhões de pessoas em 10 mil atividades nos últimos três anos. Segundo relatório do SEBRAE, o país atingiu a segunda maior taxa total de empreendedores de sua série histórica em 2016, com 36% da população adulta envolvida com atividades empreendedoras.
Os números revelam o quanto o empreendedorismo já faz parte do DNA brasileiro. Mais do que ter o próprio negócio, empreender tornou-se uma ferramenta de mudança, capaz de transformar boas ideias em ações que geram desenvolvimento econômico social e transformam realidades. Foi a partir do ideal de incentivar a juventude empreendedora do Brasil a encontrar soluções para problemas de sua comunidade que nasceu o Programa Pense Grande, em 2013.
O programa da Fundação Telefônica Vivo, instituição associada da Aberje, é um convite para jovens de 15 a 29 anos tornarem-se protagonistas de suas próprias histórias, utilizando seus conhecimentos e habilidades para desenvolverem negócios que impactem positivamente outras pessoas e, ao mesmo tempo, gerem renda. “Quando o jovem conecta suas competências às necessidades de sua comunidade, ele é capaz de desenvolver uma atitude empreendedora que vai além do negócio e pode ser aplicada na vida como um todo”, explica Americo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo.
Desde seu início, o Pense Grande já envolveu mais de 50 mil jovens de diversos Estados, oferecendo aos participantes a oportunidade de criar ou validar modelos de negócios inovadores, além de histórias inspiradoras
Metodologia Pense Grande
Em novembro de 2017, o Pense Grande ganhou um canal próprio para gerar ainda mais visibilidade às iniciativas desenvolvidas pelos jovens, promover conteúdos relevantes e incentivar outras pessoas a colocarem suas ideias em prática.
O destaque fica por conta da Metodologia Pense Grande, já disponível para download gratuito site. Dividido em 10 grandes temas, o material reúne as melhores práticas e conteúdos das formações realizadas pelo programa. Agora, educadores e jovens interessados no assunto podem ter acesso a uma metodologia exclusiva focada em empreendedorismo social para tirarem suas ideias do papel. “Compartilhamos histórias reais de jovens que empreenderam a partir do programa, contamos seus desafios, conquistas e como encontraram oportunidades de transformação para suas vidas e de muitas pessoas”, relata Americo.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires