Vestígios do Futuro: o novo livro de Dario Caldas
Pode-se afirmar que a matéria-prima de Vestígios do Futuro: Estilos de Vida, Consumo e Tendências, novo livro de Dario Caldas (outra obra dele já foi alvo do blog Futurologia – ver mais aqui), é uma brincadeira com o tempo: o presente sob análise – este início do século XXI – transforma-se em passado pela ótica do analista, posicionado no futuro; por outro lado, tendências e cenários futuros construídos pelo autor são presentificados na narrativa, como fatos consumados. O posicionamento do observador-analista em um tempo vindouro não é gratuito e acentua o efeito de distanciamento em relação ao que hoje é considerado atual, novo, “tendência”. Esse estratagema também confere ao autor uma liberdade maior para realizar seus exercícios de interpretação, que passeiam por diversos aspectos do consumo e dos estilos de vida contemporâneos – moda, design, estética, mídias e tecnologia, dentre muitos outros.
A análise se desenrola a partir de um objeto, um fato ou um traço característico do nosso tempo, tomados como sinais que permitem reconstruir, em chave crítica, o contexto no qual se inserem. Na fronteira entre a sociologia das tendências, a semiologia e, por vezes, a própria ficção, o livro resulta em um rico panorama dos principais movimentos da atualidade, sem se furtar ao exercício de risco que é perscrutar o futuro, devendo interessar a todos os que buscam um outro olhar sobre o nosso tempo.
Vendas do livro, que tem 160 páginas e preço de lançamento de R$ 34,90, são feitas diretamente no Observatório de Sinais. Informações pelo e-mail observatorio@observatoriodesinais.com.br ou fone (11) 4304-2848.
O AUTOR
Dario Caldas é bacharel em Ciências Sociais e mestre em Comunicações. Fundou e idealizou a metodologia do Observatório de Sinais, escritório de consultoria em inteligência estratégica e estudos de mercado, referência na área de pesquisa e análise de tendências de comportamento, sociedade e consumo, em atividade desde 2002. Atua, também, como palestrante e professor, carreira na qual acumula uma experiência de trinta anos, especialmente em cursos de pós-graduação e educação corporativa. Tem outros quatro livros publicados: Homens (organizador, 1997), Universo da Moda (1999), Observatório de Sinais: Teoria e prática da pesquisa de tendências (2004) e A Reinvenção do Tempo: Aceleração e desaceleração na sociedade e no consumo (2014).
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país