João Rodarte para Folha de S.Paulo: Empresas e imprensa na era do compliance
![](/wp-content/uploads/2024/01/clear.gif)
João Rodarte, fundador e presidente da CDN Comunicação, agência associada à Aberje, escreveu na quinta-feira, 8 de junho, no caderno Tendências/Debates da Folha de S. Paulo. No artigo, intitulado “Empresas e imprensa na era do compliance”, o executivo defende a ampliação das práticas de compliance – a conformidade com as leis e a com ética – nas empresas.
Rodarte analisa que, ao priorizarem o tema, as companhias estão se adequando às exigências da sociedade, que pedem cada vez mais por transparência. Essa demanda exige esforços múltiplos em comunicação: dentro da companhia, exige-se constante comunicação interna e treinamento dos funcionários; para fora da empresa, o relacionamento com a imprensa é fundamental. “As companhias, mesmo as de capital fechado, precisam ser transparentes, abrir as suas portas, seus fatos e dados para a imprensa, que, por sua vez, para dar conta da demanda da sociedade, deve se aparelhar. Repórteres precisam dominar o tema do compliance. Editores devem priorizá-lo”, afirma.
Desse modo, existe um desafio (e oportunidade) no jornalismo em fiscalizar as empresas “de forma tão eficiente quanto faz em relação aos poderes públicos”. Segundo Rodarte, caso as empresas e a imprensa vençam esse desafio, a sociedade sairá beneficiada.
Leia o artigo na íntegra no site da Folha de S.Paulo.
![João Rodarte (Foto: Evandro Moreas)](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2017/06/João-Rodarte-CDN_700x467.jpg)
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires