Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
04 de abril de 2025

Quando a educação também faz a diferença nos processos de comunicação

Carlos Parente
 
  • COMPARTILHAR:

Entre minhas atividades profissionais, faço mentoria de carreira há algum tempo, o que me dá muita satisfação. É gratificante orientar alguém a alcançar seus objetivos a partir de experiências vividas, com apoio de muito estudo e pesquisa, além do conhecimento e da serenidade que só a maturidade proporciona. Isso me dá um grande campo de observação.

Nas minhas outras atividades profissionais, como a docência e a consultoria empresarial nas áreas de comunicação corporativa, relações institucionais e governamentais e advocacy, tenho, igualmente, um campo fértil de observação, atuação e vivência sobre o ser humano no trabalho, tudo sob um grande guarda-chuva chamado comunicação.

Eu adoro o que faço. E adoro abrir este guarda-chuva mesmo com sol, porque assim podemos pensar juntos sentados sob a generosa sombra que ele nos oferece.

E é sobre isso que tenho pensado, quando olho o mundo hoje e vejo uma nuvem densa cobrindo o planeta. Há uma tensão generalizada suspensa no ar. Entre as nações o embate via geopolítica vive momentos de grande tensão e dentro de muitos países o modelo se repete em disputas políticas e de interesses de grupos econômicos a pretextos ideológicos. Talvez, nada de muito novo, apenas mais tenso, mais perigoso e menos previsível.

O momento parece delicado e é difícil cravar um palpite. As apostas ainda estão sendo feitas neste momento de guerra de comunicação e de narrativas, um jogo bruto em que as redes sociais, a imprensa e outros veículos de comunicação têm papel preponderante na mobilização da opinião pública.

É como Caetano Veloso diz em uma canção: “alguma coisa está fora da ordem / fora da nova ordem mundial…” e uma nova ordem mundial está sendo desenhada.

Melhor aguardar, prestando atenção para entender o jogo das potências.

Olhando mais de perto, então, para o que nos rodeia, um feroz jogo de interesses polarizados de poder político e dinheiro, usando a desinformação como tática e as redes sociais e os demais meios de comunicação como campo de batalha, pouco podemos fazer a não ser tentar ficar o mais longe possível para não cair no bate-boca inútil e apaixonado, no qual a ética foi completamente abandonada, descolada da companhia do conhecimento e da inteligência. Isso sem falar na educação diária, que parece não existir mais. Tempos tristes.

Fechando mais o foco naquilo que nos toca, pensemos um pouco sobre o que foi feito de nós, por exemplo, na esteira do impacto da tecnologia na nossa vida cotidiana e no trabalho, nos últimos 30 anos. Tivemos o envelhecimento da população, a entrada da Geração Z no mercado, a globalização e a concentração de empresas na mão de poucos, as profissões que desapareceram ou vem desaparecendo engolidas por robôs, por computadores ou por processos de Inteligência Artificial, a “uberização” do trabalhador, a pandemia e todos as suas consequências, o brotamento exponencial das igrejas neopentecostais, a “falência” do ensino e a multiplicação das faculdades de esquina, o esvaziamento da família etc.

“Alguma coisa está fora da ordem”, fora da nova ordem pessoal.

Pense comigo, pegando apenas um ponto. Será que não estamos ficando exageradamente individualistas, mais egoístas? Será que nossas relações humanas, com o outro, no trabalho e fora dele, não perderam qualidade, especialmente no que tange à humanidade? Estamos duros demais? Exigentes demais? Frios demais? Será que estamos perdendo a capacidade de olhar e enxergar o outro e vivemos entre invisíveis?

Hoje, para mim, uma das competências mais significativas para o bom exercício profissional dentro de uma empresa e fora dela é a educação. É ser educado. Não confunda “ser educado” com títulos acadêmicos e conhecimento acumulado. Falo da educação aprendida em casa, como antigamente, ensinada pelos pais, pelos avós, e que devemos ter incorporada no nosso dia a dia pessoal e no nosso cotidiano corporativo: agradecer, dar feedback, dizer “por favor”, demonstrar respeito e atenção pelo outro, saber ouvir, ser cavalheiro, respeitar os mais velhos etc. Pequenos gestos, esquecidos hoje em dia, que fazem toda a diferença, que acolhem, nos fazem todos humanos em um mundo em que os papeis muitas vezes se misturam e que ajudam, muito, a fazer fluir processos de comunicação, negociação e produção, seja lá do que for.

E no fim, vale a pessoa. Seja seu colega abaixo ou acima no organograma, seu fornecedor, seu cliente ou um desconhecido no meio do caminho. São pessoas como eu e como você e nós gostamos de ser tratados com educação, não é mesmo?

Vamos refletir sobre isso? Muito obrigado pela sua leitura.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Carlos Parente

Graduado em Administração de Empresas pela UFBA, com MBA em Marketing pela FEA USP, possui um sólido histórico de experiência em Relações Institucionais & Governamentais, Comunicação Corporativa e Advocacy, com participações e lideranças em processos de comunicação estratégica, inclusive internacionais. Carlos Parente é sócio-diretor da Midfield Consulting.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Empresas ainda avaliam participação na COP30, aponta pesquisa Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30
  • Cíntia Liberato assume diretoria do Capítulo Aberje Bahia
  • O canto da sereia e os desafios de medir resultados em comunicação
  • Transformação digital e IA no centro do debate do Comitê Aberje de Comunicação e Reputação Organizacional
  • Warm Up Aberje Trends discute comunicação estratégica em tempos de tensão global

ARTIGOS E COLUNAS

  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia
  • Hamilton dos SantosA comunicação precisa ser parte do legado da COP30
  • Elisa PradoReputação – valor essencial no ambiente esportivo

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade