Comitê de Comunicação Interna nos Desafios da Liderança realiza sua primeira reunião

Na última terça-feira (25), a primeira reunião do Comitê Aberje de Comunicação Interna nos Desafios da Liderança, realizada de maneira online, reuniu representantes de várias organizações associadas à Aberje para debater os desafios e as oportunidades da comunicação interna e como fortalecer a presença dos líderes nesse processo.
Na abertura da reunião, a coordenadora do grupo, Karla Magalhães, gerente de Cultura, Comunicação Interna, Diversidade, Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas da Tokyo Marine, apresentou o mote do encontro: “Quando líderes são bem preparados para se comunicar de forma clara, empática e transparente, eles criam um ambiente de confiança, o que reduz o estresse e a ansiedade entre os colaboradores”. Logo no início, enfatizou a importância da troca de experiências e do desenvolvimento de um legado para a rede Aberje, na forma da criação de um framework da liderança comunicadora, que pode guiar as áreas de Comunicação, Recursos Humanos e os próprios líderes.
Um membro do Comitê destacou a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores como um dos principais entraves, comentando a dificuldade de se desconectar do trabalho. Karla Magalhães concordou, afirmando que a hiperconectividade é um desafio tanto para líderes quanto para profissionais em geral. Outra representante da área de Comunicação apontou os conflitos geracionais como uma questão relevante, pois equipes mais jovens têm maior domínio tecnológico, enquanto os líderes mais experientes nem sempre acompanham essas mudanças. Karla contextualizou a discussão, trazendo dados de pesquisas e relatórios de instituições como Harvard Business Review, McKinsey, Deloitte e Gallup sobre os maiores desafios da liderança, como o engajamento e a retenção de talentos, a gestão de mudanças, o desenvolvimento de novas habilidades, a comunicação eficaz e a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores. Ela ainda apresentou as principais competências para a liderança no século XXI definidas pelo Fórum Econômico Mundial, que incluem visão estratégica e adaptabilidade, inteligência emocional e empatia, capacidade de inovação e pensamento crítico, e comunicação transparente e inspiradora.
Diante dos desafios, Karla Magalhães questionou como as empresas podem apoiar a liderança na superação desses obstáculos. A discussão também abordou a importância das pesquisas internas como ferramentas para conhecer melhor os desafios dos colaboradores e estruturar iniciativas eficazes. Vários participantes compartilharam suas estratégias de monitoramento e ação com base nos resultados dessas pesquisas.
Sobre os Comitês
Os Comitês Aberje de Estudos Temáticos são espaços seguros para troca de informações e aprendizado mútuo para profissionais da rede associativa. São grupos fixos de membros, nomeados por organizações associadas à Aberje, que se reúnem com regularidade para discutir, aprofundar e gerar novos conhecimentos sobre determinados temas de interesse da Comunicação Corporativa. A participação nos Comitês é exclusiva para empresas associadas e os temas e grupos são renovados a cada ano. Com calendário predeterminado para os encontros, o processo de seleção dos membros ocorre no início de cada ano.
A cobertura dos encontros dos Comitês segue a Chatham House Rule, onde os participantes são livres para usar as informações recebidas, mas preservando a identidade e filiação dos membros daquela reunião, de modo a permitir que a discussão possa se dar livremente em um ambiente seguro
Destaques
- Em artigo para o Poder360, membros da Aberje analisam legado da comunicação na COP30
- Reunião do Lidercom discute o uso da IA na comunicação corporativa
- Hydro associa-se à Aberje
- Com patrocínio da Petrobras, Labs de Comunicação e curso da Escola Aberje exploram temas ligados à cultura e ao esporte
- Primeira reunião do Comitê Aberje de Relacionamento com a Imprensa discute novo cenário midiático
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Quando a educação também faz a diferença nos processos de comunicaçãoLuis Alcubierre Comunicação Interna: fundamento estratégico e legado organizacionalLeila Gasparindo Comunicação Interna como Prova de Cuidado: segurança psicológica é também uma direção organizacionalVinícius Ghise Como a IA pode transformar nossa visão de sucessoJanaína Leme O que é mensuração e o que é o básico para começar a mensurar?