Lidercom Minas Gerais discute liderança social para operar novas narrativas
Aconteceu no dia 26 de abril o encontro Lidercom Minas Gerais, promovido pela Aberje, com a presença dos principais diretores das empresas associadas da região. A palestra foi ministrada por Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor livre-docente da ECA-USP, com o tema “Liderança social para operar novas narrativas”.
Nassar ressaltou o desafio da comunicação nos dias atuais, com canais de mídias cada vez mais abundantes. Também comentou a necessidade de uma relação entre as áreas institucionais e de negócios, bem como a criação de uma matriz de narrativas, ou seja, diferentes formas de comunicação e objetivos para atender as necessidades dessas duas áreas.
Ele também destacou a “Licença Social para Operar (LSO), isto é, a autorização que a sociedade concede para que uma organização inicie ou mantenha suas atividades. É preciso um processo de inteligência, patrocinado pelo comando, que tem como objetivo refletir sobre os impactos sociais, políticos e comunicacionais das organizações. Também deve-se estabelecer uma relação de confiança entre organizações e seus stakeholders, por meio de uma matriz de narrativas claras de direitos e compromissos entre a empresa e seus públicos.
O Lidercom é uma iniciativa da Aberje que surgiu em 2016, com o objetivo de criar um espaço de diálogo e relacionamento para os altos dirigentes da comunicação corporativa.
Participaram do encontro:
Arthur Ferreira S. Júnior (Petrobras);
Cássia Cinque (Vale e membro do Conselho Deliberativo Aberje);
Danielli Gaiotti (ArcellorMittal);
Etevaldo Lucas Queiroz (Cemig);
Luciene Cristina Silva (Vale);
Maria Teresa Goulart Paradis (Sebrae MG);
Mariana Rosa (Anglo American);
Othon de Villefort Maia (Anglo Gold Ashanti);
Ricardo Siqueira Campos (Fundação Dom Cabral);
Roberto Baraldi (Fiat Chrysler Brasil);
Wagner Tameirão (Vale)
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa
BLOGS
Lidercom Minas Gerais discute liderança social para operar novas narrativas
Aconteceu no dia 26 de abril o encontro Lidercom Minas Gerais, promovido pela Aberje, com a presença dos principais diretores das empresas associadas da região. A palestra foi ministrada por Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor livre-docente da ECA-USP, com o tema “Liderança social para operar novas narrativas”.
Nassar ressaltou o desafio da comunicação nos dias atuais, com canais de mídias cada vez mais abundantes. Também comentou a necessidade de uma relação entre as áreas institucionais e de negócios, bem como a criação de uma matriz de narrativas, ou seja, diferentes formas de comunicação e objetivos para atender as necessidades dessas duas áreas.
Ele também destacou a “Licença Social para Operar (LSO), isto é, a autorização que a sociedade concede para que uma organização inicie ou mantenha suas atividades. É preciso um processo de inteligência, patrocinado pelo comando, que tem como objetivo refletir sobre os impactos sociais, políticos e comunicacionais das organizações. Também deve-se estabelecer uma relação de confiança entre organizações e seus stakeholders, por meio de uma matriz de narrativas claras de direitos e compromissos entre a empresa e seus públicos.
O Lidercom é uma iniciativa da Aberje que surgiu em 2016, com o objetivo de criar um espaço de diálogo e relacionamento para os altos dirigentes da comunicação corporativa.
Participaram do encontro:
Arthur Ferreira S. Júnior (Petrobras);
Cássia Cinque (Vale e membro do Conselho Deliberativo Aberje);
Danielli Gaiotti (ArcellorMittal);
Etevaldo Lucas Queiroz (Cemig);
Luciene Cristina Silva (Vale);
Maria Teresa Goulart Paradis (Sebrae MG);
Mariana Rosa (Anglo American);
Othon de Villefort Maia (Anglo Gold Ashanti);
Ricardo Siqueira Campos (Fundação Dom Cabral);
Roberto Baraldi (Fiat Chrysler Brasil);
Wagner Tameirão (Vale)
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa