Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
20 de janeiro de 2025

Anna Chala e seu legado de comunicação e afeto em 38 anos de Aberje

Paulo Nassar
Anna Chala e Paulo Nassar na cerimônia do Prêmio Aberje 2017, 40 anos da Aberje 02
 
  • COMPARTILHAR:

Anna Chala será sempre lembrada como uma pessoa de alegria contagiante e simplicidade ímpar. Ao longo de seus 38 anos de trabalho na secretaria da Aberje, essa húngara-brasileira, moradora de uma casa acolhedora e organizada na Lapa, onde gnomos decoravam o jardim, foi uma das figuras mais essenciais para que as coisas acontecessem na Associação, especialmente em tempos de poucos recursos, mas com uma grande força de espírito associativo.

Embora não tenha possuído diploma formal nas áreas de Comunicação, Jornalismo, Relações Públicas ou outras profissões da área, Anna possuía uma visão única e profunda da comunicação e das relações humanas, especialmente no contexto das empresas e instituições. Sua compreensão da importância desses elementos não se media por títulos acadêmicos, mas pela sabedoria prática e pela sensibilidade com que conduzia tudo à sua volta.

Em seu trabalho na Aberje, Anna Chala desempenhou múltiplas funções: foi secretária, embaixadora e relações públicas. Para as centenas de associados da Aberje, ela não era apenas uma funcionária, mas uma conselheira, uma mentora, uma amiga e até mesmo uma “head hunter” que sabia, como ninguém, identificar e conectar as pessoas certas no momento certo. Para todos que tiveram a particularidade de conhecê-la, Anna era mais do que uma profissional de excelência; ela era a alma da Aberje, sempre disposta a ouvir e a compartilhar sua visão.

Neste momento em que Anna nos deixa, muitos comunicadores – que marcaram a história da Comunicação Corporativa e das Relações Públicas nas últimas cinco décadas – se lembrarão com carinho de suas conversas com ela. Em momentos alegres ou difíceis, Dona Anna sempre teve uma palavra sábia, acolhedora e, principalmente, sincera. Um dos episódios que guardo com muito carinho ocorreu no final dos anos 1990, quando pude testemunhar uma conversa encantadora de Anna com o banqueiro Lázaro de Mello Brandão, em que ela se referia, com um sorriso, às “abelhinhas da comunicação do Bradesco”. O carisma de Anna tinha a capacidade de conquistar o tempo disputado dos mais poderosos empresários brasileiros, que, ao lado dela, não estavam apenas uma interlocutora, mas uma amiga que sabia ouvir e compreender.

Se Anna era um espelho da “importância da comunicação das empresas”, também era um colo para todos que a procuravam. Não estou exagerando: muita gente vai se lembrar, por toda a vida, de algum momento de conversa com Dona Anna. Foram 38 anos de conversas que marcaram muitas histórias, muitas realizações. Para os que gostam de quantificar, eu diria que ela foi a “Senhora do Diálogo”, e que, ao longo de sua jornada, somou milhares de horas de conversas preciosas com aqueles que cruzaram seu caminho.

Dona Anna era um espetáculo em sua forma de ser, de agir e de acolher. Se você não a conheceu, não sabe do que perdemos. Mas a sua presença, na sua simplicidade e generosidade, continuará viva em cada um de nós que teve o privilégio de conhecer o seu sorriso, a sua sabedoria e a sua imensa capacidade de conectar pessoas e corações.

A Aberje, e todos que dela fazem parte, têm um legado de comunicação, amizade e afeto construído por Anna Chala. Ela será para sempre nossa lembrança de como o simples, o genuíno e o acolhedor podem transformar o mundo.

Paulo Nassar

Diretor-Presidente da Aberje e amigo da Dona Anna

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Paulo Nassar

Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje); professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); doutor e mestre pela ECA-USP. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP; pesquisador orientador de mestrado e doutorado (PPGCOM ECA-USP); pesquisador da British Academy (University of Liverpool) – 2016-2017. Entre outras premiações, recebeu o Atlas Award, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA, Estados Unidos), por contribuições às práticas de relações públicas, e o prêmio Comunicador do Ano (Trajetória de Vida), concedido pela FundaCom (Espanha). É coautor dos livros: Communicating Causes: Strategic Public Relations for the Non-profit Sector (Routledge, Reino Unido, 2018); The Handbook of Financial Communication and Investor Relation (Wiley-Blackwell, Nova Jersey, 2018); O que É Comunicação Empresarial (Brasiliense, 1995); e Narrativas Mediáticas e Comunicação – Construção da Memória como Processo de Identidade Organizacional (Coimbra University Press, Portugal, 2018).

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Empresas ainda avaliam participação na COP30, aponta pesquisa Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30
  • Cíntia Liberato assume diretoria do Capítulo Aberje Bahia
  • O canto da sereia e os desafios de medir resultados em comunicação
  • Transformação digital e IA no centro do debate do Comitê Aberje de Comunicação e Reputação Organizacional
  • Warm Up Aberje Trends discute comunicação estratégica em tempos de tensão global

ARTIGOS E COLUNAS

  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia
  • Hamilton dos SantosA comunicação precisa ser parte do legado da COP30
  • Elisa PradoReputação – valor essencial no ambiente esportivo

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade