16 de dezembro de 2024

Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação

Publicação, resultado de parceria com a Aberje, aborda papel da comunicação na liderança das empresas e as novas habilidades demandadas de CEOs e comunicadores

Navegar em meio a profundas transições, esse é o papel atual dos comunicadores nas organizações hoje. A atuação desses profissionais ganha relevância junto às lideranças, conforme novas competências são exigidas para elaborar estratégias que garantam a transparência das ações desenvolvidas por suas instituições. Para mergulhar nesse tema, a edição de 2024 do Valor Setorial Comunicação Corporativa – revista anual do jornal Valor Econômico em parceria com a Aberje há 17 anos – se concentra no papel fundamental da criação de conexões genuínas para alinhar a imagem das organizações às novas demandas da sociedade e dos negócios.

A 17ª edição da mesa-redonda de CCOs, com mediação de Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP; e Luciana Marinelli, da redação do Valor Econômico; discutiu como os CCOs devem adaptar suas abordagens estratégicas e operacionais para enfrentar os desafios representados pelas transições energética, econômica, social, cultural, política e tecnológica. Essa reunião contou com a participação de Fabio Rua, vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e ESG da GM América do Sul; Karina Monaco, head de Comunicação Corporativa América do Sul da BASF; Leandro Modé, diretor global de Comunicação na Vale; Lilian Assis, gerente executiva de Comunicação Corporativa na Ajinomoto; Marcos Baptistucci, Chief People Officer na Randoncorp; Mônica Alvarez, gerente de Comunicação Corporativa na Alubar Global Management; Ranny Alonso, diretora de Comunicação Corporativa no Grupo Amil; e Tatiana Presoti, diretora sênior de Relações Públicas na SHEIN. 

Além dessa reunião, uma mesa-redonda com CEOs de empresas brasileiras de diversos segmentos serviu de base para uma matéria sobre o papel cada vez mais estratégico do CEO na comunicação. Mediado por Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje; e Luciana Marinelli, do Valor Econômico, o debate reuniu os CEOs Fernanda Ribeiro, da Conta Black; Jefferson de Paula, da ArcelorMittal Brasil; e Maurício Rodrigues, da Bayer Crop Science América Latina.

A Carta ao Leitor dessa edição da revista Valor Setorial destaca que crises climáticas, questões ligadas à diversidade e consumidores mais conscientes estão provocando um aumento de demandas e riscos com que as áreas de comunicação devem lidar. Isso requer novas competências, além de capacidade para analisar dados e elaborar estratégias que imprimam transparência às ações desenvolvidas pelas organizações.

A publicação ainda traz um artigo assinado por Paulo Nassar; Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje; e Roberto Baraldi, gerente de Assuntos Corporativos da Stellantis e Conselheiro Consultivo da Aberje, sobre a ascensão dos CFOs à liderança de suas empresas, como parte de uma nova geração de líderes com fluência no ambiente digital muito maior do que a de gerações anteriores,  ciente das implicações comunicacionais das novas tecnologias.

As principais fontes ouvidas para as matérias desta edição são profissionais que atuam nas empresas associadas à Aberje. A publicação já está disponível para os assinantes do Valor.

  • COMPARTILHAR: