Diálogos Supera | BR fala em inovação e gestão de mudança para elevar o patamar estratégico da área de CI
A necessidade de as organizações irem além da simples disseminação de informações e se envolverem em conversas significativas com os colaboradores. Esta foi a desafiadora discussão que os organizadores do Diálogos Supera | BR assumiram na última quarta-feira, 27 de novembro, em atividade on-line que agrupou mais de 400 profissionais de todos os cantos do país. A ação fechou a programação do ano do Diálogos Supera, uma sequência itinerante de encontros (presenciais ou híbridos) organizado pela da agência Supera Comunicação para refletir e consolidar boas práticas em comunicação interna e marca empregadora que já existe.
Por meio de dois painéis com convidadas especiais – vindas das empresas Renault, TIM, Oracle, Anglo American, Solar Coca-Cola e Bracell, o evento identificou a necessidade crescente de comunicações internas estratégicas que apoiem o gerenciamento de mudanças e, ao mesmo tempo, promovam climas organizacionais positivos e produtivos. Com esta perspectiva, a área se torna mais estratégica e relevante para os demais colegas do board e, com isso, é considerada para os ambientes de tomada de decisão.
Também contando com interação da plateia em enquetes dentro do próprio YouTube, as discussões foram em direção à percepção da inovação nas comunicações internas. Houve também um foco especial no papel da liderança em conduzir essas comunicações de forma eficaz, porque agregam o componente da humanização, pessoalidade e presencialidade – diferente das operações de canais totalmente tecnológicos e mediados. Mas também foram faladas e celebradas as propostas de cocriação com empregados, por exemplo em programas como ‘influenciadores de comunicação’.
INOVAÇÃO
Com o tema central em inovação, o primeiro painel do encontro foi moderado pelo Diretor do Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede, Rodrigo Cogo. Segundo ele, “a comunicação é um poderoso instrumento de gestão e deve ser tratada como tal. Precisamos utilizar a tecnologia como aliada para transformar a comunicação interna e, no caminho da inovação, inclusive rever nossos indicadores de performance. Devemos considerar métricas de fracasso, que são inerentes ao jogo de tentativa e erro quando se propõe algo novo e não significam necessariamente problema de produtividade”.
Fernanda Stocco, Gerente de Comunicação da Renault Brasil e integrante do painel, enfatiza a importância do conteúdo na utilização eficaz da tecnologia na comunicação. E ela indica que o sucesso da comunicação interna em sua experiência tem sido impulsionado pela compreensão genuína do público e pelo foco em conteúdo valioso. As inovações tecnológicas são buscadas e implementadas na ideia de garantir a disseminação com precisão, personalização e agilidade. “Se quisermos uma cultura organizacional forte, a comunicação deve ser uma prioridade. Precisamos utilizar as ferramentas de forma inteligente para maximizar o engajamento”, aponta.
Daniela Bittencourt, Gerente Sênior de Comunicação da Oracle, destaca a necessidade de as organizações adaptarem suas estratégias de comunicação interna continuamente. Ela ressalta que a inovação não deve se concentrar apenas nas ferramentas usadas, mas também nos processos e na cultura de comunicação, considerando a curva de aprendizado de cada indivíduo e grupo. De todo modo, enfatiza que inteligência artificial é uma realidade cada vez mais presente: “temos que trabalhar de forma intencional e propositiva com IA, tornando inclusive os próprios empregados como agentes de conscientização. Se não, as pessoas vão continuar tendo medo de que vão perder o emprego”.
Discutindo o uso de canais digitais como parte de sua estratégia de inovação, mencionando a integração de ferramentas como o WhatsApp para a comunicação interna feita por sua empresa, Carolina Paiva, Gerente Executiva de Comunicação Interna e Employee Experience da Tim Brasil, reconhece que, embora esses canais representem novos formatos e características de comunicar, é essencial garantir que sejam aproveitados de forma eficaz para inovar de fato. “A comunicação interna é um dos pilares essenciais para a cultura de uma empresa, e o engajamento dos colaboradores começa com a transparência. Vivemos um momento que pede uma comunicação mais humanizada, o que envolve saber ouvir”, indica.
De modo geral, elas reconheceram coletivamente que a inovação na comunicação interna engloba não apenas a adoção de novas tecnologias, mas também uma compreensão profunda do conteúdo, o envolvimento com os funcionários e uma abordagem estratégica das práticas de comunicação.
MUDANÇA
Gestão de mudança diz respeito a um conjunto de práticas para facilitar a adaptação dos colaboradores diante das alterações organizacionais que serão inevitáveis, sejam elas escolhidas pela organização ou consequências de mudanças do mercado. De maneira mais prática, isto pode envolver troca de lideranças, adoção de novas ferramentas, aquisição ou fusão com outra empresa, contratação de novos colaboradores ou programas de demissão voluntária.
Com esta base, as convidadas do segundo painel, que incluiu representantes da Anglo American, Bracell e Solar Coca-Cola, compartilharam várias percepções. A moderação foi de José Luis Ovando, Sócio-Diretor da Supera Comunicação. Ele aconselha ter um olhar de muito cuidado para a forma como as pessoas são desafiadas nestes processos, para gerar adesão e não recusa. “Temos que saber como elas enxergam o emprego e como enxergam a permanência ou a descontinuidade nas suas organizações. Cabe a nós, fornecedores e equipes das empresas, fazer um planejamento de ressignificação da comunicação interna”, conclama.
Rachel Pessôa, Gerente de Comunicação Corporativa da Anglo American, enfatiza a importância do envolvimento dos funcionários como um aspecto crítico da comunicação interna. Ela argumenta que funcionários satisfeitos e engajados são os melhores defensores da empresa, e promover conversas genuínas com eles pode levar a uma cultura interna mais forte. “O gerenciamento eficaz de mudanças exige comunicação clara e envolvimento dos funcionários durante todo o processo. Isto ajuda a promover uma atmosfera positiva e reduz a resistência”, aconselha.
Para Cíntia Liberato, Gerente de Comunicação, Relações Institucionais, Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Bracell, ter uma estratégia de gerenciamento de mudanças bem estruturada é crucial, pois permite orientar os funcionários durante os períodos de transição e garantir que as metas da empresa estejam alinhadas às percepções e experiências dos funcionários. Ela também discute a necessidade de alinhar as estratégias de comunicação com os valores centrais e a missão da empresa, destacando que a comunicação interna inovadora deve ser aquela na qual exista a criação de canais que permitam um diálogo aberto e envolvam ativamente os funcionários nas iniciativas e sucessos da empresa. “É por meio da comunicação que impulsionamos nossas pessoas e as comunidades com iniciativas que fazem a diferença. Juntos, somos aceleradores de uma sociedade mais próspera que transforma vidas, famílias, realidades e mundo”, informa.
Roberta Arrais, Coordenadora de Comunicação Interna e Engajamento da Solar Coca-Cola, concentrou-se na importância de criar confiança e transparência dentro da organização, sugerindo que a comunicação interna deve ter como objetivo a clareza e a acessibilidade das informações, o que capacita os funcionários e promove um senso de pertencimento e compromisso com a organização. E completa: “temos que pensar no impacto da liderança no gerenciamento de mudanças. Os líderes devem agir como defensores da mudança, promovendo a iniciativa por meio do incentivo ao feedback dos funcionários”.
De modo geral, os palestrantes apresentaram uma perspectiva coesa de que o gerenciamento eficaz de mudanças depende de comunicação clara, planejamento estratégico, envolvimento proativo dos funcionários e apoio da liderança.
O Diálogos Supera | BR ficou gravado e pode ser acessado a partir deste link. Além disso, um site completo explica mais sobre o Diálogos Supera e permite acompanhar a programação de 2025, além de conter um formulário para ingressar num dos grupos regionais mantidos pela agência na plataforma WhatsApp. Veja em www.superacomunicacao.com.br/evento-dialogos.
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