03 de abril de 2024

Você sabia que hoje é o Dia da Verdade?

Publicado originalmente no LinkedIn, em 03 de abril de 2024

A data deveria ser comemorada todos os dias, mas entre dúvidas e incertezas é melhor deixar a ingenuidade para o 1º de abril.

Nestes tempos marcados pelas fábricas de desinformação, inversão de valores e manipulação de fatos, o Dia da Verdade, celebrado neste 3 de abril, ganha uma relevância maior. O assunto tem se transformado em uma obsessão para mim e acho que para muita gente, sobretudo os colegas da Comunicação, uma vez que o ofício exige que mantenhamos uma chave reserva da sala das certezas, como se nos fosse permitida a audácia de acreditarmos ser guardiões permanentes dos fatos. Enquanto as fake news vão se espalhando com facilidade e a verdade é ignorada ou distorcida, a busca pela honestidade, autenticidade e transparência torna-se uma necessidade vital para o funcionamento saudável da sociedade e seus extratos.

A verdade é um pilar fundamental sobre o qual se estabelecem princípios éticos e morais que regem as relações humanas e institucionais. Ela é a base que sustenta a confiança, sendo essencial para a manutenção da integridade pessoal e coletiva. Quando a verdade é comprometida, os alicerces são abalados, resultando em um ambiente de incertezas e desconfianças que minam a coesão social.

A situação que experimentamos hoje excede todos os níveis de gravidade. Vivemos uma pandemia sem precedentes, que se espalha sem constrangimento diante daqueles que passam o problema adiante. Recente pesquisa do Instituto Locomotiva publicado pela Agência Brasil revelou que 90% da população brasileira admitiram ter acreditado em notícias falsas. Como aquilo que se fala em geral não é o que se escreve, 62% disseram na mesma pesquisa que sabem diferenciar uma notícia falsa de uma verdadeira.

Em meio à proliferação de notícias falsas, as consequências de sua disseminação são devastadoras. Além de causar confusão e desinformação, têm o poder de manipular opiniões, polarizar a sociedade e influenciar decisões políticas e econômicas. Quando a mentira se torna uma ferramenta para moldar a percepção pública, a democracia e os direitos individuais passam a correr sérios riscos.

A importância da verdade transcende os âmbitos político e social e se estende ao campo da ciência, da educação, da justiça e por onde quiser enxergá-la. Na ciência, a busca pela verdade é o motor que impulsiona a descoberta e o avanço do conhecimento humano. Na educação, é essencial para o desenvolvimento crítico e intelectual dos indivíduos, capacitando-os a discernir. Na justiça, a verdade é o alicerce sobre o qual repousa a equidade e a imparcialidade do sistema jurídico.

Diante disso, temos de assumir a responsabilidade de promover e defender a verdade em todas as esferas da vida. Isso implica em cultivar o hábito da verificação de fatos antes de compartilhar informações, questionar fontes duvidosas e estar disposto a confrontar e corrigir falsidades, mesmo que isso signifique desafiar nossas próprias crenças.

É papel das instituições governamentais, educacionais, midiáticas e corporativas promover a educação para a mídia e a alfabetização digital, capacitando os cidadãos a navegar de maneira crítica e responsável no vasto oceano de informações disponíveis na era digital.

Se não temos muito o que comemorar neste Dia da Verdade, que ao menos tenhamos a iniciativa de fixar suas raízes em cada um dos dias que o sucedem. Neste espaço complexo e interconectado, a verdade é um bem precioso que deve ser protegido e cultivado. Somente através de sua defesa e promoção podemos construir uma sociedade mais justa, informada e resiliente, capaz de enfrentar os desafios do presente e do futuro com integridade e dignidade. Será um bonito legado para nossos filhos e, por consequência, para toda a humanidade.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Luis Alcubierre

Luis Alcubierre é executivo de Comunicação Corporativa, Relações Institucionais e Governamentais há mais de 25 anos e hoje atua como conselheiro para a América Latina da Atrevia, agência espanhola de PR e Corporate Affairs, além de liderar o escritório Advisor Comm. É também palestrante, mediador e mentor. Formado em Comunicação Social pela FIAM, possui pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA pela FIA-USP, com diversos cursos de gestão de liderança e negociação realizados em instituições como IESE, Berlin School of Creative Leadership, Columbia Business School, Universidad Adolfo Ibañez, Escuela Europea de Coaching, Fundação Dom Cabral, IBMEC e FGV. Foi diretor de Comunicação e Assuntos Corporativos de empresas como Kellogg, Pernambucanas e Samsung, onde teve responsabilidades adicionais pela Comunicação na América Latina. No Grupo Telefônica, assumiu a Direção Global de Marca e Comunicação da Atento em Madrid, na Espanha, sendo responsável pela gestão da área em 17 países. Passou ainda por Dow Química, TNT (adquirida posteriormente pela Fedex) e Rede (antiga Redecard), tendo iniciado sua carreira no rádio, nos sistemas Jornal do Brasil e Grupo Estado. Também foi membro do Conselho de associações ligadas às indústrias de alimentos, varejo, vestuário e mercado financeiro, onde teve importante papel negociador em distintas esferas de governo.

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