Cresce o interesse por gestão da comunicação
Uma pesquisa anual realizada pelo Comuninter (Centro de Comunicação no Interior) revela que a gestão da comunicação é uma área de interesse crescente entre profissionais do setor, empresários e gestores, principais públicos ouvidos pelo estudo. Mais de 55% dos respondentes indicaram esse tema como aquele sobre o qual gostariam de aprender mais em 2017, contra 35% que assinalaram esse item na pesquisa do ano anterior. O estudo ouviu 180 pessoas durante o Fórum do Comuninter 2016, realizado em São José do Rio Preto (SP).
Para a coordenadora geral do Comuninter, Ligya Aliberti, esse dado revela que a comunicação corporativa tem deixado de ser vista como “perfumaria” pelas empresas: “Com a quantidade de ferramentas e vias de comunicação existentes hoje em dia, está clara a importância de se ter uma visão sistêmica do negócio e de ser capaz de provocar mudanças de dentro para fora. Mais do que canais de comunicação, o que as empresas precisam é de estratégia”.
Outro ponto de interesse dos participantes da pesquisa é a comunicação digital, indicada como tema de estudo por 70% dos respondentes em 2015 e por 79% em 2016. “O mundo online impõe uma série de desafios ao setor corporativo, fazendo com que profissionais dos mais variados perfis se preocupem em desvendar o universo da comunicação digital, buscando obter avanço na carreira e nos negócios”, destaca Ligya.
A pesquisa completa pode ser acessada no site da Comuninter.
Curso “Os desafios da gestão da comunicação”
Observando os dados da pesquisa, o Comuninter traz para São José do Rio Preto (SP), em parceria com a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), o curso “Os desafios da gestão da comunicação”. Ministrado por Paulo Henrique Soares, que esteve à frente da comunicação da Vale durante 21 anos e hoje atua no IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração), o curso terá 8 horas de duração e será realizado no dia 15 de março. Para mais informações, acesse https://goo.gl/4qFp19
Destaques
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Terceira temporada da websérie Insiders explora estratégias de grandes empresas para construir e manter relacionamentos
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática