17 de julho de 2024

A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes

Em discussão sobre o estudo LCM, Conselho Regional para a América Latina enfatiza papel das associações na formação e valorização de profissionais

Nesta terça-feira (16), o Conselho Regional para a América Latina da Global Alliance for Public Relations and Communication Management, que reúne associações de Comunicação e PR do mundo todo, incluindo a Aberje, recebeu pesquisadores do estudo internacional Latin American Communication Monitor. O diretor executivo da Aberje, Hamilton dos Santos, é líder do Conselho Regional para América Latina e membro do Board da entidade. As atividades do Conselho este ano têm apoio da Samsung e essa reunião é um esforço de integração entre os comunicadores da região, liderado pela Aberje.

Durante o encontro, realizado de maneira virtual, pesquisadores convidados apresentaram o estudo LCM – Latin American Communication Monitor 2022-2023, com o tema “Comunicação estratégica e relações públicas na América Latina – Diversidade e liderança empática, commtech e consultoria”. Ele faz parte do Global Communication Monitor, produzido pela European Public Relations Education and Research Association (EUPRERA), e traz uma radiografia da profissão e das tendências da Comunicação Estratégica e das Relações Públicas da região.

Na apresentação da pesquisa, a Dra. Andréia Athaydes (Faculdades Integradas de Taquara, Brasil) destacou a colaboração de pesquisadores que lideram o estudo, incluindo Alejandro Álvarez (Universidade de Málaga, Espanha), Juan Carlos Molleda (Universidade de Oregon, Estados Unidos), Ángeles Moreno (Universidade Rey Juan Carlos, Espanha) e Ana María Suárez (Universidade de Medellín, Colombia). Ángeles Moreno enfatizou a importância dos dados empíricos coletados, que são utilizados em publicações científicas, workshops e conferências para promover a comunicação estratégica.

Na edição 2022-2023 do LCM, foram ouvidos 1134 profissionais de 20 países sobre temas como diversidade, equidade e inclusão (DEI); liderança empática; digitalização dos departamentos de comunicação e das agências (CommTech); dinâmicas e desafios da consultoria em comunicação; salários; e boas práticas para departamentos de comunicação.

O papel das associações

“A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes”, declarou Hamilton dos Santos, diretor executivo da Aberje. Ao longo da reunião, ele abordou a importância das associações profissionais na promoção da integração entre os profissionais de comunicação, além de seu papel vital no desenvolvimento e na formação contínua, em colaboração com as universidades. Os participantes enfatizaram a necessidade de revitalizar essas associações, especialmente após a queda na participação causada pela pandemia, lembrando que muitos profissionais não conseguem se organizar coletivamente sem o apoio delas.

Durante a reunião, os participantes ainda questionaram a qualidade e a validade das chamadas “microcertificações”, ressaltando a necessidade de um programa contínuo de educação que assegure uma formação adequada e relevante para os desafios atuais.

Importância da empatia

A pesquisa revelou que 80% dos profissionais participantes relatam que suas lideranças demonstram empatia, o que indica que líderes empáticos são predominantes na comunicação latino-americana e se preocupam com o que pensam e sentem as suas equipes. Essa característica é considerada crucial para fortalecer o compromisso organizacional, e líderes empáticos se destacam por se preocupar com o bem-estar dos funcionários, escutar ativamente e reconhecer as forças e limitações de suas equipes.

Conforme a pesquisa, as consultorias e agências de comunicação reúnem as lideranças com maiores índices de empatia, o que ajuda na retenção de talentos, especialmente entre millennials.

Mudanças

De acordo com o estudo, as competências profissionais demandadas mudaram ao longo dos anos. Enquanto em 2016 as competências mais necessárias estavam relacionadas a mídias sociais e gestão de negócios; entre 2020 e 2021, habilidades ligadas a negócios e novas tecnologias se tornaram mais requisitadas.

A digitalização e a tecnologia de comunicação (CommTech) também estão transformando a profissão e os métodos de trabalho, com uma ênfase crescente na diversidade, equidade e inclusão – competências para promover valores democráticos, sociais e humanos são cada vez mais necessárias.

Na conclusão da reunião, os participantes frisaram a necessidade de fortalecer as associações profissionais na América Latina para promover uma comunicação mais robusta e integrada na região. Ações contínuas para melhorar a integração entre profissionais, pesquisadores, empresas e consultorias foram destacadas como fundamentais para o avanço da comunicação na América Latina.

Conselho Regional

O diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos, é o atual líder do Conselho Regional para América Latina da Global Alliance for Public Relations and Communication Management e faz parte do board da Global Alliance. Também participam do conselho Analia Canale, da Cambras (Câmara de Comércio, Indústria e Serviços Argentino-Brasileira); Carolina Prado, da Intel; David Grinberg, da Arcos Dorados; Diego Campal, da Argentina PR Council; Francisco Aylwin Oyarzún, da FOCCO (associação chilena); Gladys Díaz, da PRPRA (associação de Porto Rico); Marcel Dellabarba, da Samsung; Olga Oro, da PRORP (associação mexicana); Thyago Mathias, da LLYC; e Victor Pereira, da Aberje.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *