22 de maio de 2024

Sustentabilidade como Pilar de Reputação de Marca: Uma Visão Prática

O mundo está mais consciente dos desafios ambientais. A crescente preocupação com o futuro do meio ambiente coloca a sustentabilidade como uma pauta prioritária. Para evidenciar a relevância do tema para a sociedade, podemos observar algo inédito que ocorreu em 2023, quando países-membros da ONU se reuniram para enfrentar a tripla crise planetária.

E não são somente grandes organizações e governos que estão com o olhar direcionado para esse assunto. Os consumidores estão exigindo cada vez mais informações sobre a origem e a ética por trás dos produtos que consomem. Segundo levantamento realizado pela Opinion Box, as empresas com práticas sustentáveis conquistam a preferência de 82% dos brasileiros.

Hoje, a sustentabilidade se consolidou como um pilar crucial para as marcas comprometidas não apenas com o seu sucesso empresarial, mas também em deixar um legado positivo para o mundo. Empresas que colocam em prática ações ecológicas e éticas estão a passos largos na construção de uma reputação sólida e de uma base de clientes engajada. Mais do que uma resposta à crescente demanda dos consumidores, é uma estratégia inteligente de negócios.

O estudo Kantar BrandZ 2023, que foi desenvolvido pela Kantar Millward Brown, mostrou que os consumidores globais estão dispostos a pagar mais por produtos e/ou serviços de marcas comprometidas com impactos sociais e ambientais. Em resumo, um negócio sustentável já está preparado para o futuro.

Todavia, vale salientar que a sustentabilidade não é uma fórmula mágica, mas sim um caminho a ser trilhado passo a passo para conquistar benefícios duradouros e impactantes. Para aumentar o valor percebido pelo cliente, empresas devem associar a inovação sustentável em produtos e serviços com uma cultura empresarial ética e responsável.

Agora, olhemos para o futuro. Como as marcas podem continuar a alinhar seus valores e imagem com a sustentabilidade?

Uma estratégia eficaz para essa demanda é integrar a sustentabilidade em todas as facetas do negócio. É preciso olhar com carinho para os pilares que compõem a reputação de uma empresa. São eles:

  • Institucional: entender o sentimento dos públicos com relação às marcas da empresa e saber onde atuar para melhorar o posicionamento;
  • Liderança: compreender como os líderes influenciam na reputação;
  • Desempenho financeiro: analisar como os resultados financeiros afetam a reputação e o valor do negócio;
  • Ambiente de trabalho: conhecer as percepções dos colaboradores de modo a melhorar o engajamento deles;
  • Governança: entender a correlação da governança, um dos pilares ESG, com a reputação do negócio;
  • Cidadania: assim como a governança, uma atuação socialmente consciente e sustentável é outro pilar ESG que pode influenciar positivamente os stakeholders do negócio e, por isso, é importante avaliar seus impactos;
  • Produtos e serviços: analisar como os clientes enxergam as soluções de modo a entregar experiências melhores;
  • Inovação: observar como o lançamento de produtos e serviços influenciam na percepção da marca;
  • Tendências: acompanhar tendências nascentes do mercado e descobrir como elas tendem a impactar a reputação do negócio.

Incorporar em todos os pilares reputacionais não apenas demonstra um compromisso legítimo com a sustentabilidade, mas também permite que as marcas se beneficiem das eficiências operacionais que podem ser alcançadas por meio de práticas sustentáveis.

Ao fazer isso, marcas podem melhorar sua própria reputação e imagem, além de contribuir para a transformação de toda a indústria em uma direção que colabora com o bem-estar da atual e das próximas gerações de consumidores. Vamos a alguns exemplos de organizações que já estão fazendo a diferença e conquistando vantagem competitiva:

  • Natura: a Natura é uma empresa brasileira de cosméticos conhecida por suas práticas sustentáveis. Em 2020, a marca apoiou sua rede com mais de R$ 24,1 milhões em doações de produtos e transferência de renda, beneficiando mais de 1,3 milhão de pessoas. Além disso, aumentou em 37% o número de famílias fornecedoras na Amazônia e ampliou para 2 milhões de hectares a área de floresta que a companhia contribui para conservar. A empresa também lançou seu Compromisso com a Vida, Visão de Sustentabilidade do grupo, que estabelece compromissos e ações para lidar com algumas das questões mais urgentes do mundo nesta década;
  • Banco do Brasil: o Banco do Brasil é uma instituição financeira que pratica a sustentabilidade há mais de uma década e vem aprimorando suas práticas ao longo do tempo. O banco lançou 12 Compromissos para um Mundo mais Sustentável, envolvendo Crédito Sustentável, Investimento Responsável, Gestão ESG e Climática e Impactos Positivos na Cadeia de Valor. Ademais, foi reconhecido como a instituição financeira mais sustentável do mundo, figurando entre as 10 corporações mais sustentáveis no ranking Global 100 da Corporate Knights;
  • Serasa ECS: A Serasa Experian Customer Services é uma unidade da Serasa que demonstra compromisso com a sustentabilidade e contribui para o progresso econômico, social, ambiental e cultural das comunidades onde atua. A empresa promove um ambiente corporativo inclusivo e atua para reduzir os impactos ambientais de sua operação na América Latina. A organização também lançou seu primeiro Relatório Global de Diversidade, Equidade e Inclusão e o Relatório de Negócios Sustentáveis 2021, destacando seu compromisso com a diversidade, inclusão e sustentabilidade. Também vale observar que a Serasa ECS possui uma página em destaque no seu site sobre o tema.

Em conclusão, a sustentabilidade não é mais uma opção, mas uma necessidade para as marcas que desejam prosperar em um mercado mais consciente. Ao alinhar seus valores e imagem com o desenvolvimento sustentável, os negócios poderão atender às demandas dos consumidores e promover um papel primordial na construção de um futuro mais sustentável.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Leandro Bianchi

Leandro Bianchi é Diretor de marketing e Vendas da Knewin, seu foco está em ajudar parceiros a desenhar a melhor estratégia de comunicação e reputação. Marketeiro há mais de 10 anos, Leandro foi responsável por ações de marketing em montadoras, redes de cooperativas e inúmeras empresas de tecnologia.

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